Os incas são famosos por seu ouro. Eles possuíam extensos depósitos de ouro e prata, mas essa riqueza trouxe finalmente muitos desastres no século 16, quando os soldados espanhóis vieram buscar estas riquezas para si e para seu rei.

O Ouro, era para os incas, o “suor do sol”,

E a prata,” lágrimas da lua.

Cada indivíduo do império pagava seus impostos trabalhando nas estradas, canais de irrigação, templos, ou fortalezas. trabalhadores eram pagos em roupas e alimentos. A prata e o ouro eram abundantes, mas usado apenas para estética.

Os incas tinham um governo altamente organizado com base em Cuzco. O imperador morava lá e era considerado como o principal governante supremo. Debaixo dele eram os nobres. Eles eram talentosos e as seus talentos eram mostrados  para todos os da civilização Inca.

Cuzco, que emergiu como a mais rica cidade do Novo Mundo, era o centro da vida Inca. As riquezas que foram reunidas na cidade de Cuzco, foram incríveis, diz um relato inicial da cultura Inca escrito há 300 anos pelo padre jesuíta Bernabé Cobo.

Deus Inca

Reis Inca e nobres acumularam riquezas estupendas que os acompanhava, na morte, em seus túmulos. Mas foi a sua grande riqueza que finalmente seu império se desfez, , com a chegada dos espanhóis ao Novo Mundo, Quando souberam da abundância do ouro na sociedade Inca, logo partiram para conquistá-la a todo custo. A pilhagem das riquezas Inca continua até hoje com a pilhagem de locais sagrados e remoção de túmulos por ladrões em busca de ouro Inca e peças preciosas.