A Esmeralda é a pedra do mês de maio e também a gema dos 20º e 35º aniversários de casamento.

A Esmeralda é uma das mais caras de todas as gemas e o seu nome vem do grego. As mais caras são as verde puras.

Gema importante, desde a Antiguidade, foi escolhida pelo Profeta Moisés como uma das 12 pedras preciosas que simbolizavam, no peitoral de Aaron (executado em ouro maciço e cravejado de pedras preciosas), cada uma das tribos de Israel.

As Esmeraldas pertencem à família do berílio e caracterizam-se muitas vezes por um jardim de cristais no seu interior: Com ampliação visual, pode-se ver várias espécies de lindos tons lembrando um jardim. Uma Esmeralda completamente pura e sem incrustações é muito rara, encontrando-se em pequenas quantidades. As pequenas e médias são lapidadas em talhe Esmeralda, mas são também bonitas em cabochon ou pêros. por vezes são também gravadas.

Cleópatra elegeu também a esmeralda, usada em Roma como pedra do amor nos grandiosos festejos da deusa Vénus, enfeitando-se com as belíssimas esmeraldas extraídas das famosas Minas do Alto Egito, hoje já esgotadas. Também na Europa, na Idade Média, a esmeralda esteve ligada aos mais poderosos, sendo por vezes um símbolo do poder como é exemplo o excepcional anel de esmeraldas de Henrique II da Irlanda que o distinguia como soberano.

Para as tornar mais belas é usual imergi-las em óleo. Devem ser protegidas de riscos, produtos químicos e elevadas temperaturas. São encontradas no Zimbabwe, Brasil e Colômbia.