Hoje é dia de São Bento

Nesta segunda (11), a Igreja Católica faz memória ao abade São Bento, padroeiro da Europa.

São Bento viveu entre os anos de 484 e 547. Foi enviado ainda jovem para Roma a fim de estudar retórica e filosofia. Insatisfeito, retirou-se para viver uma vida ascética nas montanhas fora da cidade.

Tornou-se eremita numa gruta perto de Subiaco e durante os 30 anos seguintes, a sua santidade atraiu muitos discípulos, com quem organizou 12 pequenas comunidades monásticas.

Como era muito invejado, sofreu um atentado à vida: foi lhe oferecida uma bebida envenenada, mas que ele tornou inofensiva ao abençoá-la.

Pelo ano 530, foi a Monte Cassino, onde fundou o célebre mosteiro e escreveu sua famosa Regra monástica.  É considerado o pai da vida monástica ocidental.

Nas pegadas de São Bento surgiram, principalmente na Europa, centros de oração, de cultura, de promoção humana, de hospitalidade para os pobres e peregrinos.

Duzentos anos após sua morte a Regra beneditina havia se espalhado pela Europa inteira, tornando-se a forma de vida monástica durante toda a Idade Média. Orar e trabalhar, contemplar e agir, é a síntese da Regra de São Bento.

Em 1964, o papa Paulo VI declarou-o Padroeiro da Europa.

No Brasil há diversas instituições que o tem como patrono. A mais conhecida delas é o Mosteiro de São Bento, localizado na região central da cidade de São Paulo.

Na oração do Angelus desse domingo, o Papa Bento XVI recordou o abade.

“À luz do Evangelho deste domingo, olhamos para ele como mestre da escuta da Palavra de Deus, escuta profunda e perseverante,” disse o pontífice.

 

CONHEÇA NOSSOS INÚMEROS PRODUTOS DO SANTO SÃO BENTO!