A história de MEDUSA na mitologia grega

 Na mitologia grega, Medusa foi um "monstro" representado por uma mulher com cabelos de serpente, olhos que petrificam e dentes de bronze.

Do grego: Medusa significa "guardiã","protetora" e também "sabedoria feminina".

Curiosidades   

Sabiam que a Medusa não é tão vilã assim?

Medusa tem fama de tenebrosa, mas existe um lado oculto dessa história. Você, por exemplo, sabia que ela morava no templo de Atena? O que teria acontecido com Medusa antes de ser transformada em monstro?

Vamos ver um pouco sobre história da sacedortisa de Atena:

Segundo a lenda, antes de ser transformada em um monstro, Medusa era uma bela mulher. Filha de duas divindades marinhas. Fórcis e Ceto, medusa era uma das três irmãs Górgonas.

Medusa era virgem sacerdotista de Atena, Deusa da guerra e da justiça. Ela tinha uma beleza invejável, todos os homens ficavam encantados com a jovem que despertou interesse em Poseidon, deus do mar. Ele tinha consciência de que as sacerdotistas de Atena deveriam ser puras, mas isso não o impedia de cortejar a bela Medusa, que se esquivava constantemente. Cansado das negativas e dominado pela paixão, o deus dos mares decidiu violar a sacerdotisa dentro do templo e em frente a estátua de Atena, que furiosa, optou por castigá-la. Afinal, para Atena Poseidon estava apenas seguindo sua natureza de homem, e a culpada era aquela que o seduziu com seus encantos.

A maldição 

Pela violação de seu templo, Atena transformou Medusa em um terrível monstro. Seus cabelos viraram serpentes, seu corpo criou escamas e os dentes foram transformados em presas. E o pior: a maldição determinava que todos os que olhassem para ela virariam pedra, o que condenou Medusa a uma terrível solidão. Um deles foi Perseu, jovem semideus obrigado, pelo rei da ilha Cícade a decapitar o monstro, caso não fizesse, sua mãe seria violentada pelo rei. Pedindo auxílio aos deuses, o jovem recebeu presentes que o ajudaram na empreitada, um dos presentes foi uma bela espada. Com esses auxílios, Medusa, que ja hávia sido violentada e amaldiçoada, foi encontrada por Perseu e ele a decapitou. Quando o herói Perseu derrotou Medusa, uma gota de seu sangue entrou em contato com a água e ouviu-se um grande trovão. Surgiu, então, uma espuma branca sobre a água e um belo cavalo branco com asas emergiu, era Pégasus, filho da relação entre Poseidon e Medusa. Sim, a violação da deusa no templo tinha gerado uma gravidez.

Medusa não é esse monstro terrível que as histórias contam... ela foi uma mulher belíssima com o dom da inteligência, tinha pureza até infelizmente ser abusada e transformada em um monstro. Uma história triste né? 

Medusa foi uma grande mulher, e sua trágica história percorreu o mundo todo. Até os tempos de hoje ouvimos falar de Medusa. A imagem da deusa é um dos simbolos da mitologia grega.

  A VIP em homenagem lançou brincos e pingentes MEDUSA!

 

 Gostaram? Confira nossos modelos e fique por dentro das tendências!  

Quer ver mais modelos? é só clicar aqui.

 USE VIP! SEJA VIP!  

Não esqueçam de marcar a gente no Instagram @vipfolheados com a hashtag: #EuUSOVIPfolheados