Já parou para pensar que as semijoias podem dizer muito a seu respeito? Isso vale especialmente para as peças com símbolos, já que traduzem crenças e, ainda, atraem coisas boas. Pensando nisso, por que não entender tudo sobre o significado da Estrela de Davi?

Neste conteúdo, nós vamos te explicar todos os detalhes e o melhor: mostrar quais tipos de semijoias dá para encontrar com a simbologia. Já vale adiantar que há opções para todos os momentos. 

Então, acompanhe as dicas!

O Significado Estrela de Davi

De maneira geral, as pessoas — pertencentes a religiões diferentes — afirmam que o significado da Estrela de Davi é a união do céu e da terra. 

Assim, o símbolo traz a intenção de reforçar a fé e, consequentemente, de ajudar a atrair boas energias e fatos positivos. 

História da Estrela de Davi

estrela de davi significado historia


A Estrela de Davi é um hexagrama, também conhecido como “Escudo de Davi”.  Os historiadores não sabem dizer onde e como o símbolo foi criado. 

Apesar disso, alguns registros comprovaram que, na Índia, por volta de 4.000 a.C, as pessoas já conheciam essa famosa estrela.

Outro fato é que, ainda na época do Antigo Testamento, os soldados do Rei Davi também usavam, no peito, o hexagrama. Além disso, durante o nazismo, a estrela amarela era utilizada para identificar os presos que viviam nos campos de concentração.

É importante ressaltar que essa forma em questão é muito presente no judaísmo, mas, não podemos dizer que é de uso exclusivo dessa religião. Na verdade, a estrela de seis pontas também é comum em outras crenças. 

Mais adiante, vamos falar melhor disso, inclusive, mostrando os significados para diferentes religiões. Além, claro, das melhores semijoias com a estrela. 

Estrela de Davi tem quantas pontas?

significado  estrela de davi tem quantas pontas


A Estrela de Davi possui seis pontas, por isso, é chamada de hexagrama. 

O que significam as 6 pontas da estrela de Davi?

De forma geral, as seis pontas formam dois triângulos. Aquele que possui a ponta virada para cima representa o fogo, já o ouro é a representação da água. 

Outra variação de significado da Estrela de Davi vem da Alquimia. Nesse caso, cada ponta é um planeta, tendo o sol no centro e a lua no topo. 

O hexagrama sempre foi símbolo de proteção para vários povos. E segundo a tradição judaica, os soldados do Rei Davi, um dos nomes mais fortes do Antigo Testamento, usavam a estrela cravada em seus escudos para atrair proteção divina.

 A estrela de Davi é uma representação do nome “Davi”. Em hebraico, este nome era constituído por três letras: Dalet, Vav e Dalet, sendo que a letra Dalet tem uma forma triangular. Sendo assim, a Estrela seria uma sobreposição de duas das três letras do nome “Davi”.

 Algumas pessoas acreditam que cada uma de suas pontas carrega um significado especial.

 

 

Qual é o significado da Estrela de Davi em diferentes religiões?

estrela de davi significado diferentes religioes


Como deu para perceber, o hexagrama fez e ainda faz parte da vida de muitas civilizações e, também, de suas crenças. 

É por isso que o significado da Estrela de Davi varia bastante. Veja mais sobre as interpretações de outras religiões: 

Judaica

Para os judeus, a Estrela de Davi significa a proteção contra o mal. Vale lembrar que, nessa religião, as pessoas consideram apenas o Primeiro Testamento. 

Lembra que, anteriormente, contamos que os soldados do Rei Davi usavam o hexagrama no peito? Pois bem, os judeus também adotaram a estrela como um “escudo”. 

Depois do tempo do nazismo, a figura com seis pontas se tornou ainda mais a representação da força, resistência e proteção. 


Estrela de Davi significado Umbanda

A Umbanda, religião brasileira criada em meados de 1908, também acredita e utiliza bastante a Estrela de Davi. 

Para os umbandistas, cada ponta do hexagrama é um orixá (que também representam várias partes da natureza). Assim, o significado da Estrela de Davi como todo é oferecer proteção contra todo e qualquer mal.


Estrela de Davi: catolicismo

O catolicismo também enxerga a Estrela de Davi como uma simbologia para a proteção. Muito além disso, os católicos também consideram que o hexagrama é a própria figura do Senhor Jesus Cristo. 

Aliás, no livro de Apocalipse da Bíblia Sagrada, há o seguinte dizer: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã.”


Acessórios de Estrela de Davi em diferentes modelos

estrela de davi significado diferentes modelos


Agora que você já sabe qual o significado da Estrela de Davi em diferentes culturas e religiões, que tal conferir alguns acessórios com esse símbolo? 

Aproveite:


Pingente Estrela de Davi

O pingente é um clássico quando falamos da Estrela de Davi. Você pode encontrar opções pratas, douradas e, ainda, com fundo preto. Sem dúvidas, todas são incríveis para você usar em colares, pulseiras, tornozeleiras e mais. 


Escapulário Estrela de Davi

Você sabia que a palavra “escapulário” vem do latim “scapula”, algo que significa “proteção”. Então, nada melhor do que reforçar essa segurança com a Estrela de Davi. O bacana é que os escapulários também têm cores diferentes, como prata e dourado. 


Berloque com Estrela de Davi

E por que não apostar em berloques para o seu estilo? Entre elas, garanta uma Estrela de Davi, também. Lembrando que há várias outras lindas e que têm tudo a ver com muitos perfis. 


Gargantilha com Estrela de Davi

Por fim, não poderíamos deixar de falar das gargantilhas. Essas peças dão um toque de delicadeza para qualquer look. Aproveite os pingentes de Estrela de Davi e combine-os com as suas gargantilhas e correntes de prata. O sucesso é mais do que certo! 

Conclusão:  Significado Estrela de Davi

Gostou de saber qual o significado da Estrela de Davi? 

Na Vip Folheados, você encontra semijoias com esse símbolo. Todas são perfeitas para mulheres e homens dos mais variados estilos. 

É importante lembrar que as peças são folheadas ou feitas de prata. Independentemente do processo de fabricação, a qualidade, resistência e durabilidade são altíssimas. 

Assim, fica fácil ter semijoias e joias para todas as fases da sua vida. Muito bom, não é mesmo? 

Não deixe de aproveitar os acessórios, seja para você ou, até mesmo, para revender