Um grupo de artistas e joalheiros britânicos criou retratos de personalidades e até da Rainha Elizabeth 2ª com cristais, pedras semipreciosas e diamantes.

rainha

Os retratos são feitos como se fossem mosaicos e seus tamanhos variam entre 20cm x 20cm – com pelo menos 2,6 mil pedras como safiras, ametistas e peridotos – e 60cm x 60cm, como foi o caso do retrato do rapper Jay-Z, com 22,5 mil cristais Swarovski pretos e brancos.

Geralmente o trabalho é iniciado com uma espécie de rascunho feito com os cristais, antes de os artistas começarem a trabalhar na versão mais cara, com diamantes pretos, brancos, rosa e azuis. Safiras também são usadas em várias cores como preto, branco, verde, amarelo, laranja e azul.

Artistas como Marilyn Monroe, o presidente americano Barack Obama, e animais como pavões e tigres também são retratados nos trabalhos.

De acordo com a empresa  que está comercializando os quadros, a Gemstone Creative, não há limites para tamanho ou forma dos retratos e um cliente já chegou a pedir aos artistas a criação de uma obra de 1,20 m x 1,20 m.

Custo variável

O custo de cada obra também varia muito, dependendo do tamanho, do tipo de diamantes, pedras preciosas e base de metal usadas. O mais barato, com cristais Swarovski, pode ser comprado por 3 mil libras (cerca de R$ 8,5 mil).

Já os preços dos retratos mais caros, feitos com diamantes, começam na faixa das 750 mil libras (aproximadamente R$ 2 milhões).

A companhia afirma que, com a criação dos quadros, tentou retomar o conceito do uso de pedras preciosas em mosaico, baseada nas tradições artísticas dos bizantinos e antigos imperadores da Índia e, em sua página na internet, afirma que quer reintroduzir “um gênero artístico altamente especializado”.

Cada obra é feita sob encomenda e, para um retrato criado com cristais Swarovski, por exemplo, o prazo é de cerca de um mês para a entrega. Para as obras com pedras preciosas, o tempo de espera é de três meses.