Tarraxa ou tarracha? Qual é a forma certa de escrever?

 

 

No universo do vocabulário das joias existem algumas palavrinhas polêmicas. A gente até fala elas o tempo todo, mas na hora de escrever, não tem jeito… é necessário dar aquela consultada rápida no Google. Por isso, assim como fizemos em outros posts, vamos assumir o papel de professoras e responder a pergunta: é tarraxa ou tarracha?

 

Falar de joias é muito prazeroso, porém na hora de escrever sobre esses acessorios que amamos, muitas vezes algumas palavrinhas travam. Simplesmente temos um branco sobre a maneira correta de escrever as palavras.

Isso é perfeitamente normal! A língua portuguesa é complexa e cheia de pegadinhas. Principalmente porque que em muitos casos não há uma regra que determina a grafia das palavras. Elas são como são devido a sua origem ou outros motivos. Então, temos que simplesmente lembrar como escrever.

 

Entre as palavras polêmicas da joalheria, está presente o termo: joia.  Muitas pessoas ainda acentuam a palavra, mas ela é uma das que perderam o acento com a nova ortografia.

 

Agora a dúvida é sobre aquela pecinha que é tão sútil e ao mesmo tempo necessária para usarmos nossos brincos lindos. Então, voltando ao português…

 

 

É com x ou ch?

Para que não haja mais dúvidas adiantamos: a forma correta é com x. Portanto, o jeito certo de escrever é tarraxa. O filólogo Joan Corominas foi um defensor da grafia da palavra como tarraja, em espanhol e tarraxa (com x) em português.

Isso porque em seus estudos de linguagem concluiu que a palavra tinha origem no árabe taharra, que significa aquilo que prende.

Por isso, desde então, a grafia correta da palavra é com a letra x. E mesmo que em muitos dicionários, o significado de tarraxa esteja associado à roscas e parafusos, a palavra se aplica também aos fechos dos brincos.

Portanto, na próxima vez que for escrever a palavra lembre-se que é com x. Mesmo sendo muito comum encontrar a grafia tarracha por ai. Isso decorre de um erro que se popularizou, assim como outras palavras incorporadas na língua portuguesa.

 

 

Tipos de tarraxa

Não existem categorias pré determinadas de tarraxas, ou seja, os consumidores não encontram opções para escolher. Geralmente usamos o fecho que vem junto com o brinco sendo grande ou pequena, resumindo só o que nos importa é o banho.

Algum tempo atrás uma jovem americana se popularizou na internet por falar que finamente havia descoberto que os plásticos das tarraxas poderiam ser removidos. E realmente o plástico pode ser desvinculado da tarraxa, porém para brincos grandes ele ajuda a sustentar a peça.

 

Enfim… temos as tarraxas maiores, menores, com design diferenciado para os ear cuffs são muitas diferentes. Por isso, sempre o recomendado é o que já fazemos, usar as tarraxas que vem junto com as peças. E é ainda melhor se essas tarraxas sejam mantidas com os brincos de origem e não misturadas com outras peças.

É muito importante comprar suas semijoias em um lugar de confiança, pois assim você garante que tanto brinco quanto tarraxa virão com a mesma qualidadede banho e terão a mesma durabilidade.

 

Confira nosso site e veja nossos lançamentos!

 

https://vipfolheados.com.br/lancamentos.html