Vamos falar um pouco sobre Marketing para a sua empresa?

 

O marketing é um poderoso aliado das empresas que buscam alavancar suas vendas e chamar a atenção de novos clientes, possuindo uma maior visibilidade. A empresa pode optar por anúncios pagos ou não, que são uma opção de conquistar novos clientes sem gerar custos para a empresa.

Mas antes de tudo, o que é qual é a função do marketing para minha empresa ou loja?
O marketing é um conjunto de táticas de mercado que auxiliam no crescimento da empresa. O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias, a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo.
Hoje em dia o mercado muitos empreendedores trabalham com o marketing digital, que é o conjunto de estratégias voltadas para promoção de uma marca no ambiente online, sempre com o objetivo de promover empresas e produtos. Com isso, as marcas podem fazer uso de diferentes canais digitais e métodos que permitem a divulgação da marca e análise dos resultados em tempo real.

E quais são os objetivos do marketing?
Aumentar a visibilidade de marcas e produtos
Vender mais
Fidelizar clientes
Gerenciar uma marca
Construir boas relações com consumidores e parceiros
Engajar colaboradores

Se você abriu sua própria empresa mas tem medo de investir em divulgações ou faz essa pergunta: Como divulgar minha marca se eu não tenho experiência com marketing?
Fique tranquilo(a)! existem vários caminhos para começar a promover seu negócio e vender mais.

Confira nossas diquinhas!

 

Comece pela identidade visual
O primeiro passo para divulgar sua marca é ter uma identidade visual que seja a cara do seu negócio e gere identificação com o seu público-alvo.

O básico é ter um logotipo que pode ser apenas uma tipografia ou ter um símbolo junto!Além disso, você precisa escolher as cores que vão representar a empresa, imagens utilizadas e layout das principais peças de comunicação (fachada da loja, cartão de visitas, site, embalagem do produto etc.)
É fundamental que esse trabalho seja feito por um designer profissional, que consiga transmitir a essência do seu negócio pela identidade visual.
Assim, você consegue criar uma marca de sucesso que ficará registrada na memória dos seus clientes.


Tenha um site
Hoje, estar presente na internet é obrigatório para qualquer empresa que queira divulgar sua marca. Lembre- se disso!
Seu site é o local em que os clientes vão buscar informações básicas, como a história da sua empresa e criação da marca, endereço, horário de funcionamento, catálogo de produtos e serviços, descrições, preços, telefones e outras.
Hoje, você tem várias possibilidades para criar um website gratuito sozinho, como nas plataformas WordPress e Wix. Para ter um resultado mais profissional, você também pode desenvolver seu site do zero com alguém que trabalhe na área. O importante é ter sua plataforma digital, sua loja online para ser encontrado pelos seus futuros clientes!

Entre nas redes sociais
O site continua sendo o seu endereço oficial na internet, mas não é mais suficiente. Para alcançar um público maior e consequentemente ter mais visibilidade, você também precisa estar nas redes sociais, que hoje concentram a maior parte do tráfego na web. Para começar, é fundamental ter pelo menos uma página no Facebook e um perfil no Instagram. Em alguns negócios, também é importante estar presente no TikTok, YouTube, no Twitter e no LinkedIn.
A vantagem das redes sociais é que você pode ter contato mais próximo com o público e conta com várias opções de anúncios segmentados (vamos falar sobre isso mais adiante).

Faça sua papelaria básica
Mesmo com a transformação digital, ainda pode valer a pena investir na divulgação offline, principalmente se você tem um pequeno negócio local.
Para isso, comece produzindo a papelaria básica da sua empresa, que é composta por cartão de visitas, envelopes, flyers, folders, papel timbrado, hoje em dia muitos empreendedores estão usando carimbo com a marca da sua empresa e colocando perfume personalizado na embalagem de envio isso faz toda diferença para o marketing da sua empresa. Assim, você consegue inserir sua marca no dia a dia dos clientes e ser lembrado com frequência, graças ao famoso marketing boca a boca.


Crie promoções
Criar promoções é uma excelente forma de divulgar sua marca e atrair novos clientes.
Existem inúmeros caminhos para isso, por exemplo:
Desconto na primeira compra
Desconto progressivo (aumenta conforme o número de produtos ou serviços comprados)
“Compre 1 leve 2”
Liquidação e queima de estoque
Distribuição de brindes e amostras grátis
Sorteios
Frete grátis
Promoções em datas comemorativas ( Black friday, Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças etc.)
Uma modalidade muito popular atualmente são os sorteios ( lives) feitos ao vivo pela plataforma digital (instagram). Basicamente, você sorteia um produto ou serviço atrativo e pede que os clientes marquem amigos e sigam a página para participar, aumentando seu alcance na internet. Fazer as "lives" para sua loja é muito bom porque, você consegue divulgar o desconto/ ou promoção, e vender os produtos ao mesmo tempo, e o melhor, tudo isso ao vivo para seus clientes.


Aposte no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para promover seu negócio na internet sem precisar gastar muito dinheiro. Essa tática consiste em criar conteúdo relevante para o seu público, atraindo visitantes de forma orgânica (sem pagar por anúncios).
Você pode produzir posts para o blog da empresa, curiosidades, dicas, vídeos, imagens infográficas, e-books, podcasts ou qualquer outro formato, contanto que leve informação de qualidade.

Invista em links patrocinados
Os links patrocinados são a maneira mais rápida de obter resultados na divulgação da sua marca, principalmente se você está começando. Basicamente, são anúncios que você publica na internet e paga por cliques ou por visualizações.
A plataforma mais famosa é o Google Ads, onde você pode definir um orçamento e criar campanhas de anúncios usando palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. Assim, os consumidores vão ver o anúncio da sua empresa quando buscarem pelos termos associados ao seu negócio no Google e quando visitarem sites parceiros.
Além disso, a vantagem é que você não precisa fazer grandes investimentos: com pouco dinheiro é possível ter um bom resultado, se você segmentar bem seu público-alvo.

Faça anúncios nas redes sociais
As redes sociais também oferecem plataformas de anúncios flexíveis com várias opções para você divulgar sua marca online.
No Facebook Ads, por exemplo, você pode criar anúncios em vários formatos (foto, vídeo, stories, messenger, carrossel etc.) e escolher diversos filtros para selecionar seu público-alvo (localização, faixa etária, interesses etc.).
O Instagram Business também é uma ótima opção para promover suas publicações e alcançar muito mais pessoas na internet.

Faça parcerias
Quando as pequenas empresas se unem para divulgar suas marcas, todos saem ganhando e conseguem atrair mais clientes. Ou você pode optar pr divulgações com blogers que recem seu produto e divulgam na plataforma digital deles.
Você pode deixar seus materiais de divulgação, oferecer um serviço gratuíto ou amostra grátis, criar promoções conjuntas e várias outras estratégias. Vale muito a pena quando se escolhe bem o parceiro para divulgação!

Organize eventos
Patrocinar eventos locais é uma alternativa interessante para ganhar visibilidade na sua região.

Por onde iniciar a divulgação?
As dicas que você acabou de conferir servem tanto para os pequenos empreendedores iniciantes quanto para os mais experientes.
Se você está começando do zero, é importante focar no básico do básico: uma marca atrativa, papelaria, site e perfis nas principais redes sociais.
Se for uma loja física, recomendamos dar prioridade para o Google Meu Negócio, pois todo mundo procura no Google por estabelecimentos próximos hoje em dia.
No início, você não precisa investir dinheiro em mídia paga (apenas se quiser resultados mais rápidos ou se o negócio for 100% digital).
É melhor focar nas ferramentas gratuitas e de baixo custo que apresentamos, como promoções, descontos, brindes e conteúdo online.
Com o tempo, você pode começar a separar uma verba da empresa só para anúncios, conforme o negócio for crescendo.

E uma dica importante: assim que possível, procure um profissional de marketing digital para cuidar da promoção online da sua empresa, pois é o caminho mais promissor atualmente.

E agora, está mais confiante para iniciar a divulgação da sua marca?

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