A prata é particularmente sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária (contém cloro), polvilhos anti-sépticos (contêm enxofre), as colas brancas (contêm enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre).

Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contacto com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento da prata.

Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, portanto, evite usar suas jóias de prata enquanto manusear esses produtos e alimentos.

Evite usar seus anéis, alianças, e brincos enquanto se perfuma.

“Mexer” com candida nem pensar, a candida escurece a prata em questões de segundos.

Evite, também, guardá-las em caixas ou sacos colados com cola branca.

O maior responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases do escapamento contêm grande quantidade de enxofre.

 

Como limpar a prata e seus cuidados

Alianças – Para limpar alianças de prata vai depender de qual é o seu modelo de aliança, se ela for:

  • Alianças Lisa e Polida não há muito o que fazer, o melhor nesse caso é procurar um ourives pois ele possue maquinas de polimento e produtos próprios que só encontram em casas especializadas
    Aliança de prata diamantada e fosqueada com jato de areia 300x300 Prata Por Que ela Escurece e como Limpar a Prata
  • Alianças Diamantadas e com Jatos de areia – Limpa-se com escova de latão e sabão (Sabão de Pedra  Neutro) esfregue a com força e sempre no mesmo sentido fazendo movimentos movimentos repetitivos de “vai e vem”
  • Alianças Foscas ou “Acetinadas” – utiliza-se o mesmo procedimento descrito acima
    A limpeza descrita com sabão e escova de latão serve também para correntes e correntinhas, no entanto existe a maneira correta de segurar as correntes para que elas não arrebentem, principalmente as correntes mais finas.

escova de latao 300x224 Prata Por Que ela Escurece e como Limpar a Prata  Maneira correta de segurar as correntes

Segure a corrente na palma da mão e prenda ela ao dedão, com ela esticada escove a correente contra a mão varias vezes, não demora muito e verá o resultado, a prata fica bem clara e brilhante, depois de feito o procedimento em toda a corrente, enxague a em agua corrente e esta pronta para usar.

Outra Opção:
Uma opção interessante é dar banho de ródio nas peças de prata, o banho de ródio é o banho dado em peças em ouro branco, pois o ouro branco não é tao claro, e para valorizar o ouro branco é dado o banho de ródio que deixa a peça bem clara e brilhante , além de proteger a peça da ação dos produtos que a escurecem, o banho de ródio embeleza e muito uma peça e se for de qualidade chega a durar 5 anos com o mesmo aspecto e brilho.

 

Conheça os mais lindos brincos de prata aqui na VIP Folheados! Vendemos no varejo e atacado para revendedoras com as melhores opções do mercado!