Conheça a história do anel de noivado, o significado e entenda qual o melhor momento para presenteá-lo e como surpreender da melhor forma!

Fazer o pedido de casamento com um anel de noivado é um costume muito antigo, que se transformou em tradição em diversos países! Mas, afinal, onde surgiu o costume de pedir em casamento com um anel de noivado?
Com a diversidade de anéis que existem hoje no mercado, podem surgir algumas dúvidas sobre qual estilo de anel é o ideal para usar e presentear e em qual mão deve se usar.

Neste post vamos falar um pouquinho sobre a história de como surgiu esse acessório e se transformou em tradição aqui no Brasil e em alguns países ao mundo afora. 

O que é um anel de noivado?
O uso do anel de noivado é uma tradição profundamente enraizada em muitas culturas ao redor do mundo. O anel é símbolo de promessas ou pacto de união entre duas pessoas. O anel de noivado, é um acessório que simboliza o relacionamento sério com a intenção de que esse compromisso se torne um casamento.

A tradição do anel de noivado!
Os anéis de noivado surgiram e se tornaram relativamente populares por volta do ano de 1470, isso devido à monarquia austríaca. O Arquiduque Maximiliano da Áustria, ao pedir a mão de Mary de Burgundy, Duquesa de Borgonha em casamento, pediu ao seu ourives que trabalhasse em joia exclusiva para presentear a amada. O profissional, então, fez um anel de ouro maciço, com a letra M que era inicial do nome de Mary. Os súditos e populares acharam o gesto bonito, romântico e passaram a copiá-lo. Os homens ofertavam a futuras esposas anéis, quando essas eram pedidas em casamento. 
Mas nada é comparado ao fenômeno do lançamento do solitário da joalheria americana Tiffany & Co, que transformou completamente a tradição do noivado nos EUA. A caixinha azul com um anel solitário de diamantes, virou febre e logo outros países ao redor do mundo começaram a adotar. Jajá vamos falar sobre esse acontecimento aqui no post...
No entanto, O brasileiro economizava no anel, e usava a mesma de aliança de noivado para o casório. Sim, aqui no Brasil essa tradição de dar um anel de noivado é recente. Até mesmo porque por aqui, é bem mais comum o uso de alianças de casamento no ouro amarelo.  Então os casais costumam usar a mesma aliança durante o noivado e após o casamento. Apenas existe a troca de mãos. 

Qual mão deve se usar o anel de noivado?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre em qual mão se usa aliança e anel de noivado e querem saber exatamente quais são os costumes em relação a isso. Sinceramente, não existe uma regra quanto a isso. Pois, tudo dependerá muito da cultura e das tradições que o casal segue. Porém, de modo geral, podemos separar em dois blocos: pessoas que querem seguir a tradição brasileira e aquelas que preferem seguir outras tradições.
Brasil
No Brasil tradicionalmente o uso tanto do anel como da aliança de noivado acontece no dedo anelar da mão direita, tanto para mulheres como para homens.
Mesmo quem resolveu adotar a moda vinda dos EUA, com o uso de um solitário de diamante (ou não pode ser outra pedra natural, ou sintética), é comum usar na mão direita.
Ah, mas você quer usar na esquerda? Tudo bem, não há problema algum, desde que não seja uma aliança tradicional, pois, nesse caso, entendemos que a pessoa já é casada. A verdade é que no Brasil, até pouco tempo atrás, não era tão comum assim o uso de anéis de noivado, como o solitário, entre casais. Agora essa nova "tradição" esta cada vez sendo mais usada entre os casais.

Anel de noivado da blogueira brasileira -Thassia Naves

Anéis de noivado com pedras coloridas
Ainda assim, muitos optavam por pedras coloridas ao invés dos diamantes. Inclusive, os anéis com pedras coloridas eram muito comuns nas famílias nobres européias do século XIX. Como essas gemas eram ainda mais raras na época, ostentar um anel de safiras azuis, por exemplo, era um verdadeiro status de nobreza.

Um exemplo de anel de noivado com pedra colorida foi o famoso anel de noivado da Princesa Diana, que fez história em 1981. A princesa escolheu um lindo anel em safira azul com diamantes, provando o encanto que um anel de noivado com gemas coloridas pode ter! O anel, inclusive, se tornou uma joia de famiília, sendo hoje em dia utilizado por Kate Middleton.

Como usar o anel de noivado no dia do casamento?
No dia do casamento, o anel de noivado ficará preso pela aliança, no anelar da mão esquerda. No entanto, você também pode passar o anel de noivado para o dedo anelar da mão direita e ostentar um anel em cada mão (anel de noivado na mão direita e aliança na mão esquerda).

Dica importante-
Como o anel de noivado pode ou não trocar de mão após o casamento, tome cuidado com o ajuste de tamanho do aro. Existem anéis de noivado com o aro todo cravejado de diamantes ou outras pedras preciosas. Neste caso, não é possível ajustar o tamanho do anel. Como, normalmente, os dedos da mão esquerda e direita não possuem o mesmo tamanho, é interessante comprar o anel de noivado no tamanho do dedo em que será usado definitivamente, com o auxílio de um medidor de anel.

Solitário: O anel de noivado de diamante
O primeiro registro de um anel de noivado com diamantes data de 1477, e é atribuído ao Arquiduque Maximiliano da Áustria, que ao pedir em casamento Maria a Condessa de Borgonha, a presenteou com um anel de noivado de diamantes que formavam a letra “M”.
Já em 1866 a joalheria Tiffany & Co. lançou o imortal design Tiffany Setting: um modelo de anel com seis garras que levantam o diamante, conferindo maior destaque à pedra. O modelo ficou conhecido como “Solitário” e é, até hoje, um dos modelos mais procurados e repaginados em joalherias de todo mundo.
E em 1947 a famosa The Beers lançou a campanha “Diamonds are forever”, eternizando o diamante como a pedra do amor e transformando o modelo de anel com diamante num clássico dos pedidos de casamento!

Então basicamente,  o anel de noivado tornou-se símbolo de compromisso e lealdade em diversas culturas e passou a representar uma promessa de casamento. 
Seja qual for sua origem, a verdade é que o anel de noivado virou um verdadeiro desejo entre a maioria das mulheres! Nós simplesmente amamos essa tradição. Quem está em um compromisso sério a algum tempo, com certeza está epserando ganhar esse belezura...


Agora você já sabe pouquinho sobre o anel de noivado. Que tal conhecer nossa coleção de solitários e fazer uma supresa para a pessoa mais importante da sua vida?
Acesse  VIP FOLHEADOS e confira as melhores opções em anéis, nos siga em @vipfolheados para mais dicas!

Beijosss!!!