A VIP lança uma nova coleção íncrivel e contemporânea. A coleção VIPWEEK foi criada com intuito de inspirar você, a montar sua nova coleção! São muitos modelos diferenciados com um toque altissímo de estilo e do que está na mais alta tendência quandos e trata em semijoia. Clique aqui para conhecer!

Já pensou em criar sua nova coleção?

Você já ficou perdido quando pensou em lançar uma nova coleção de moda da sua marca? Isso pode acontecer. Afinal, estamos falando de um trabalho de meses, que envolve uma série de processos e normalmente uma equipe de pessoas. Mas, como passar por todas essas etapas e garantir o sucesso da sua coleção? Para isso, organização é essencial. Mas não é o único ponto necessário. Durante o planejamento e execução de uma coleção, passamos por diversas etapas. Conhecê-las também é parte fundamental para o sucesso. 

Para te ajudar nisso, preparamos esse conteúdo, que traz todas as etapas para o planejamento, execução e comercialização de uma coleção de semijóias . Confira!

DICAS: como criar uma nova coleção de semijóias...

Quando falamos de uma coleção, é preciso saber que o seu desenvolvimento começa muito antes da definição de referências, ou da criação das peças. Existem alguns fatores primordiais que devem ser analisados:

Capacidade produtiva interna e externa
Dentro da etapa de gestão do design, o primeiro ponto que deve ser avaliado é a capacidade produtiva. E aqui estamos falando tanto da capacidade interna quanto da externa.
A capacidade produtiva interna está relacionada ao volume de produção que a sua equipe consegue absorver. Também, quais tipos de peças, modelos, e etc, que a equipe possui capacidade de trabalhar.
Já na capacidade produtiva externa, temos que nos atentar a informações referentes aos serviços de terceiros como fornecedores, facções e demais envolvidos no processo de produção da coleção.


Análise de coleções anteriores
Outro ponto importante na hora de planejar sua nova coleção: observe as coleções anteriores. Assim, é possível identificar o que deu certo e o que precisa ser melhorado. 
É importante analisar se é necessário trabalhar com algum caminho diferente do que foi abordado na última coleção, ou se faz sentido continuar na mesma linha de produção. 

Análise do calendário de vendas
Quando a sua coleção vai ser comercializada e divulgada?  O universo das semijoias tem algumas datas ou momentos essenciais quando estamos falando do lançamento de coleções. Por exemplo, um período específico do ano onde as coleções costumam ser apresentadas.  Ex: Dia das mães, Natal, e etc...


Saber o tempo de comercialização que a coleção terá e o giro de mercado também é igualmente importante. Com essa informação o designer poderá criar e adaptar as peças com características que atenderão a demanda dos produtos a serem oferecidos neste período de tempo. Portanto, é essencial considerar o calendário de vendas na hora de pensar na sua nova coleção, para conseguir organizar as produções.

Pesquisa de tendências
Ficar de olho nas tendências e manter-se sempre atualizado é muito importante. O “Timing” aqui é essencial, para que você não seja pego de surpresa com alguma peça ou estilo dominando as ruas e você não tenha em sua coleção.
Treinando seu olhar para identificar tendências de mercado e pontos e características principais, você poderá adaptar ao seu mercado e produto para atrair a atenção do seu público-alvo.  Uma dica para estar por dentro é visitar feiras e grandes exposições no mundo da moda em semijoias. Essas feiras divulgam os lançamentos da atualidade, te ajudando a abrir a mente para as novas coleções.

Pesquisa de tema da coleção
Essa parte é fundamental! Toda coleção tem um tema central, que será seu guia, história, inspiração e argumento. Aqui, com base nas pesquisas de mercado, tendências e análises realizadas, é o momento de definir o tema da coleção e se aprofundar ainda mais no assunto explorando o máximo de fontes possíveis. 
Essa etapa vai nortear todo o restante do seu planejamento e criação, então merece muita atenção. Durante este momento, idéias começarão a surgir para a criação do design da coleção. 


Reunião briefing e planejamento
Na reunião briefing de planejamento é a hora que as coisas começam a tomar forma para o sucesso do seu lançamento. É a hora de reunir toda a equipe envolvida nas produções para debater as informações coletadas até aqui e iniciar as definições sobre a nova coleção. Esta etapa é dinâmica e exige muita comunicação. Métodos como Design Thinking podem ser muito vantajosos para atingir melhores resultados. 

Espero que tenha gostado das dicas para planejar e lançar sua nova coleção!
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Beijo!!