Basta aquecer a mistura ouro-mercúrio (amálgama) a uma temperatura superior a 360 graus Ceusius (temperatura em que o mercúrio é vaporizado). Assim você elimina o mercúrio da mistura e sobra apenas ouro.

O ponto de ebulição do mercúrio é bem mais baixo que o do ouro, ao aquecer, o mercúrio vira vapor, deixando o ouro no recipiente.

O mercúrio é usado como auxílio na purificação do ouro, pelo processo conhecido como “amalgamação”. Este metal adere ao ouro metálico formando o amálgama. Posteriormente, o amálgama é aquecido e o mercúrio é vaporizado, restando o ouro puro. Duas formas químicas do mercúrio são as mais comuns: o metilmercúrio (MeHg), uma forma “orgânica” e o mercúrio metálico, facilmente vaporizável.

O uso de mercúrio em jazidas de ouro, com a finalidade de separar o metal precioso do minério bruto, tornou-se um problema ambiental de alcance global. De fato, o mercúrio descartado no processo contamina as águas de rios, usadas para a lavagem dos minérios. Esse metal, pesado e extremamente tóxico, é acumulado nos organismos de espécimes da fauna e da flora. Se peixes contaminados por mercúrio forem consumidos na alimentação humana, há sérios riscos de desenvolvimento de uma doença que ataca o sistema nervoso, chegando, em casos extremos, a ser fatal.

O metilmercúrio acumula-se facilmente em peixes e outros animais silvestres. No homem é absorvido por via digestiva, provocando uma intoxicação crônica com complicações renais e nervosas. O mercúrio metálico é absorvido por via respiratória quando vaporiza-se, na purificação do ouro. Provoca, além dos mesmos problemas renais e nervosos, intoxicações pulmonares.

Mercúrio é um metal líquido altamente tóxico a qualquer forma de vida,sendo utilizado na garimpagem de ouro. Depois de retirado,o cascalho do rio é misturado ao mercúrio liquido.O ouro em pó do cascalho se aglutina ao mercúrio e o resto é jogado fora.Aquece-se então a mistura mercúrio/ouro até que os dois se separam.Durante esse processo, 55% do mercúrio evapora, o restante é jogado fora.

A enfermidade decorrente da intoxicação por mercúrio foi descoberta por ocasião do pior caso de contaminação humana já causada pelo metal, na baía japonesa de Minamata, na década de 50.

O ouro puro é demasiadamente mole para ser usado, geralmente é endurecido formando liga metálica com prata e de igual maneira cobre.

O mercúrio é líquido por natureza. É por isso que ele é usado nos termômetros já que ele, ao se dilatar por causa do  calor, preenche o espaço vazio do vidro indicando a temperatura.