Seja qual for o motivo, Se deseja saber se o diamante que possui é real, tenha em mente que a proliferação de imitações e falsificações vendidas como diamantes reais é preocupante. A melhor opção é levar o diamante para ser avaliado por um joalheiro de confiança, que pode testar o diamante sem danificá-lo, mas isto vai lhe custar dinheiro e pode não ser uma opção ao comprar em lojas. Aprenda agora como fazer isto por conta própria e aumente as suas chances de detectar uma fraude.

 

Peça um certificado. Veja se ele é de uma autoridade neutra para classificação de diamantes (ex: Emological Institute of America, Jewellers Association of Australia) ou de um avaliador independente que seja afiliado a uma sociedade profissional (como a American Society of Appraisers). Isto é especialmente importante se estiver comprando um diamante sem vê-lo, como pela internet.

Olhe através dele. Diamantes lapidados de maneira correta têm um alto Índice de Refração (eles desviam fortemente a luz que passa por eles). Vidro e quartzo têm um índice de refração menor – ou seja, brilham menos, pois eles desviam menos a luz, mesmo quando são lapidados corretamente.

 

Se o diamante não estiver montado na jóia, vire-o com a ponta para cima e coloque-o sobre um jornal. Se conseguir ler as letras pela pedra, ou mesmo ver manchas negras distorcidas, provavelmente não é um diamante.

Se a pedra tiver qualquer sinal de refração dividida, pode ser Moissanite (carboneto de silício), um cristal que é tão similar ao diamante que até joalheiros experientes têm dificuldade de distinguir.

 

Se o diamante estiver montado, você não deve conseguir ver o fundo olhando diretamente de cima.

Observe as reflexões. Diamantes reais têm reflexos que se manifestam em vários tons de cinza. Se as reflexões tiverem o padrão de cores de um arco-íris, provavelmente é um diamante falso ou de baixa qualidade.

Olhe de lado. A maioria das imitações de diamantes são feitas para brilhar ao olhar de cima, mas veja se ele brilha e reflete luz de lado. Diamantes reais refletem em todas as direções; os falsos tendem a ser menos luminosos ao serem vistos de lado.

Embace-o. Ponha a pedra perto da boca e exale nela. Se ela permanecer embaçada por 2-4 segundos, com certeza não é real. Diamantes verdadeiros secam antes que você consiga olhar para eles. Tome cuidado – alguns joalheiros encapam diamantes reais com zircônio cúbico, fazendo-os ficar claros.

Pese as pedras. O zircônio cúbico pesa aproximadamente 55% a mais que diamantes da mesma forma e tamanho. Use uma balança de quilates ou gramas para comparar a pedra em questão com um diamante verdadeiro.

Verifique o encaixe e a montagem. Diamantes verdadeiros nunca serão montados em metais baratos.

As marcas dentro do encaixe irão indicar se o metal é ouro ou platina real (10K, 14K, 18K, 585, 750, 900, 950, PT, Plat), o que é um bom sinal; já um “C.Z.” mostrará que a pedra central não é um diamante verdadeiro.

Ponha a pedra sob luz ultravioleta. Muitos (mas não todos) diamantes brilham em uma cor azul sob luz ultravioleta ou negra; a presença de um azul de tom entre médio e forte confirma que ele é verdadeiro. A ausência do azul não significa que ele é falso; pode simplesmente ser um diamante de melhor qualidade.

Se você enxergar um tom bem leve de verde, amarelo ou cinza fluorescente sob a luz ultravioleta, pode ser Moissanite.

Esfregue o diamante em uma lixa de corundum (ou coríndon). Se ele arranhar ou quebrar, não é um diamante real (os diamantes são mais duros que a safira ou o rubi, que são feitos do mesmo material que o coríndon). Mas tome cuidado, pois algumas lixas contém diamantes e podem estragar um diamante real.

 

Atenção:

 

  • Alguns diamantes são criados em laboratório ou são sintéticos, mas ainda assim são verdadeiros. Eles custam uma fração do diamante minerado, mas têm a mesma (em sua maior parte) composição química que os diamantes naturais. A diferença entre um diamante minerado e um sintético vai além do tema deste artigo, devendo ser feita por um profissional.
  • Não há como ter 100% de certeza de que um diamante é verdadeiro, a não ser com um cerfificado. Se comprar um objeto penhorado ou algo em um mercado, estará sempre correndo riscos.

 

Fonte: http://pt.wikihow.com