As pérolas são joias atemporais, clássicas e contemporâneas ao mesmo tempo. Você com certeza já viu um colar, um brinco ou uma pulseira feitas desse material e ficou curiosa para saber de onde ele vem, não é?
As pérolas são itens muito valorizados nas joalherias de todo o mundo. No entanto, nem todas as pessoas sabem disso e é justamente por isso que muitas vezes, não tem ideia da sua representatividade.
No post de hoje você vai poder entender tudo sobre as pérolas, confira!


FORMAÇÃO NATURAL DA PÉROLA
As pérolas podem ser formadas de maneira natural, um evento raro, ou podem ser cultivadas. Nos dois casos são formadas quando um molusco produz camadas de uma substância chamada nácar, o que acontece quando algum tipo de irritação é causada dentro da concha ou ostra.
Geralmente são pedaços de areia que vêm da própria água, no caso das pedras naturais, ou uma outra pérola chamada de madre, que força o processo de formação a começar no caso das cultivadas.
Em todo caso, a pérola só se forma quando o nécar é depositado no invasor e se cristaliza para neutralizá-lo. Ou seja, uma das pedras preciosas mais caras do mundo é formada a partir de um sistema de defesa natural.


DIFERENÇA ENTRE AS PÉROLAS
Existem as pérolas naturais e as cultivadas, mas além disso, existem ainda as que são formadas em água doce e água salgada.
Pérolas de água doce
As pérolas de água doce são encontradas em lagos, rios, lagoas e quando estão sendo cultivadas, em reservatórios. Diferente das outras, elas podem ter vários formatos e normalmente são mais achatadas. Além disso, são mais duradouras por terem um nécar mais espesso.
Pérolas de água salgada
Essas são as mais famosas e também conhecidas como pérolas orientais. São extraídas das ostras e por isso, são encontradas em águas mais profundas. Elas costumam ser mais arredondadas e possuem cores variadas como negra, branca e off white.

COMO SÃO PRODUZIDAS AS PÉROLAS VENDIDAS NO MERCADO?
O cultivo das pérolas para produzir joias é uma realidade no mundo desde o século XX, como as joias tem o seu desenvolvimento de forma espontânea, sem a intervenção do homem, a obtenção das pérolas seriam muito raras, pois a ostra se defende bem dos invasores e no geral, esse fenômeno ocorre em apenas 1 ostra entre 10 mil.
A China é a maior produtora de pérolas em água doce do mundo, isso porque o ph da água é fundamental e as ostras consigam se desenvolver em grande escala.
Para serem consideradas perfeitas, as pérolas devem ser esféricas. Para isso, o parasita precisa ser completamente recoberto pelo manto. Entretanto, é muito mais comum que a pérola se grude na concha, então a perfeição dificilmente é atingida, mas mesmo assim, a joia é uma das mais valiosas do mundo.
Porém, o cultivo das pérolas para o mercado não é dado pelo processo natural, elas são cultivadas. Na China, eles cultivam as ostras e injetam nelas uma substância que se encarrega de cobrir as camadas até formar a joia. 
O processo é demorado, pode levar de 3 a 7 anos e o brilho da joia vai depender da idade da concha. Quanto mais velha, mais bela é a joia.
O cultivo avançou no país e hoje, é possível conseguir 30 pérolas em apenas uma ostra. Isso em água doce, pois em água salgada esse número cai para 5.
As cores das pérolas podem ser variadas, as de água salgada são: branca, prata, champagne e dourada. As de água doce são: rosé, branco, pêssego e negra. Ainda existem outras tonalidades na água salgada que diferem inclusive o tipo da pérola. Por isso, as pérolas de água salgada são geralmente mais valiosas.


foto


PÉROLAS - SUA HISTÓRIA 
As pérolas têm uma longa e fascinante história que remonta a tempos antigos. Originárias do fundo do mar, as pérolas naturais eram inicialmente descobertas por mergulhadores. No entanto, o processo de cultivo de pérolas começou no início do século XX, revolucionando a indústria.
Na antiguidade, pérolas eram símbolos de riqueza e status, sendo usadas por realeza e nobres. O Império Romano, por exemplo, valorizava as pérolas como símbolos de poder.
Durante a Renascença, as pérolas ganharam destaque na moda e na arte, sendo incorporadas em joias exuberantes. Entretanto, a ascensão do cultivo de pérolas no Japão, liderada por Kokichi Mikimoto, transformou a indústria, tornando as pérolas mais acessíveis.
Atualmente, as pérolas continuam a ser apreciadas por sua beleza clássica e atemporal, sendo usadas em uma variedade de estilos de joias, desde colares elegantes até brincos e pulseiras modernas. A história das pérolas reflete a sua permanente atração como símbolos de beleza e sofisticação ao longo dos séculos.
"Pérolas eram vistas como sinônimo de poder e riqueza na história"
Na mitologia grega, as pérolas eram relacionadas com água do nascimento, para os Persas, a joia indicava as lágrimas dos Deuses.
Em um jantar, Cleópatra triturou uma pérola e bebeu com vinho para mostrar ao convidado que tinha poder. Na época, esse ato era uma forma de impressionar as pessoas.
A citação das pérolas na humanidade não param por aí: Vênus, a Deusa da Beleza e do Amor, era chamada de Pérola da Grécia.
De acordo com a tradição, as pérolas eram símbolo de beleza, de pureza e inocência. A partir disso, tornou-se tradição presentear esposas e mães com esse adorno, além de se tornar a jóia preferida pelas noivas. A tradição pendura até hoje em dia, por isso é muito comum vermos as pérolas ser usadas em noivas em dias de casamento. 


PÉROLAS NAS SEMIJÓIAS
Embora 95% das pérolas comercializadas no mundo são cultivadas, somente um laboratório especializado poderá perceber sua diferença com as pérolas adquiridas de maneira convencional. Entretanto, elas são consideradas joias verdadeiras, raras e caras.
Sabe-se que existem muitas outras opções de materiais que se assemelham às pérolas verdadeiras e que combinadas e usadas com outros materiais mais nobres ficam lindas tanto quanto as verdadeiras.
Os brincos de pérola em semijoia sempre foram sinônimo de classe e elegância para mulheres de personalidade marcante.

INSPIRAÇÕES


Seguindo essa tradição, a VIP oferece diversos modelos exclusivos de acessórios, para proporcionar o que há de melhor entre as últimas tendências da moda, aliado à delicadeza e sofisticação das semijoias. 
Os brincos pérola são um clássico memorável e atemporal, que estampa a beleza de lindas mulheres há muito tempo e até hoje persiste nos acessórios por meio dos designs inovadores que adaptam lindas joias clássicas às tendências modernas. As pérolas estão presentes em vários tamanhos e cores, possibilitando muitas combinações para a composição de looks românticos, podem ainda aparecer acompanhadas de belíssimas zircônias, que conferem sofisticação e um brilho singular à semijoia, tornando-a idêntica a uma verdadeira joia!

Agora você já sabe a história e de onde vem as pérolas, como elas começaram a ser usadas e o que podem simbolizar. Chegou a hora de se inspirar e criar looks elegantes e estilosos com a nossa ajuda! 
Lembrando que o dia das mães está aí, e pérolas são ótimas opções de presentear, e claro peças essenciais para você ter no seu mostruário!
Acesse o site e fique por dentro da coleção em pérolas 
Corre para garantir as suas peças favoritas e não se esqueça de seguir em @vipfolheados para ficar por dentro de todos os lançamentos e novidades!