Dia 08 de Março dia Internacional da Mulher é uma data especial que as mulheres são homenageadas com flores, presentes e frases lindas, mas foi uma longa jornada até aqui, diversas mulheres fortes e guerreiras lutaram para que todas nós pudéssemos assumir posições e papéis importantes na sociedade como vemos hoje. Por isso, preparamos um post cheio de informações com as maiores conquistas das mulheres na história. 
É um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito. Mas, você sabe qual é a verdadeira origem dessa data?

No post de hoje, vamos falar sobre como surgiu a instituição desse marco, qual é a importância dele e, ainda, quais são as lutas que as mulheres travam nos dias atuais que não podem ser esquecidas ou ignoradas. Confira!


Primeiro 8 de março
A partir de 1911, as manifestações começaram a acontecer anualmente em diferentes datas entre fevereiro e março, de acordo com cada país.
No dia 8 de março de 1917, um grupo de operárias saiu às ruas para protestarem contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial. Elas foram fortemente repreendidas e o episódio acabou dando início à Revolução Russa. Desde então, o movimento internacional socialista adotou a data como o Dia internacional da Mulher e as comemorações passaram a ser realizadas no mesmo dia em vários países.

Oficialização da data pela ONU
A ONU  Organização das Nações Unidas — declarou o ano de 1975 como o “Ano Internacional da Mulher” e, foi a partir desse ano que o 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher.

Anualmente, homens e mulheres de todas as idades vão às ruas nessa data para manifestarem apoio às conquistas e para lutarem por mais direitos e respeito.

O incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist
No Brasil, houve uma crença de que o dia 8 de março seria referente a um incêndio ocorrido na fábrica de tecidos Triangle Shirtwaist, no ano de 1911. Apesar do fato ser verdadeiro e de muitas mulheres terem morrido nesse episódio, dois fatores são determinantes para que ele não seja o principal motivador da escolha da data.
O primeiro é que o incêndio ocorreu no dia 25 de março e não 8. O segundo é que movimentos anteriores já sinalizavam a movimentação das mulheres em relação à luta por melhores condições de trabalho e de igualdade de direitos.
Outra corrente falava sobre um outro episódio ocorrido em 1857, em Nova York. Operárias de uma fábrica têxtil em greve teriam sido mortas em um incêndio criminoso por seus patrões. Contudo, não existe comprovação de que esse fato seja verídico, muito menos que tenha ocorrido no dia 8 de março.

A importância dessa data
Se você pensa que o Dia Internacional da Mulher é aquele dia do ano reservado para dar flores e chocolates para agradar as mulheres da sua vida, está muito enganado. Existem sim algumas ações legais para fazer nessa data. Mas o dia 8 de março é, principalmente, um dia de muita luta e também um dia de lembrar e celebrar todas as vitórias conquistadas. 

Luta por direitos iguais
Apesar de já estarmos no século XXI, muitas mulheres enfrentam dificuldades em ter direitos básicos garantidos ao redor do mundo. Desde casos mais extremos, como países árabes que imputam uma série de proibições às mulheres, inclusive do direito de ir e vir, até países mais liberais, como o Brasil, onde o machismo estrutural ainda dita muitas das regras vividas no dia a dia.
Por isso a data é tão importante, pois ela faz com que o mundo pare por um dia para ouvir o que as mulheres têm a dizer e, a cada pequena intervenção, as mudanças necessárias vão sendo implementadas na sociedade.

Ressignificação do papel da mulher na sociedade
Antes do feminismo, as mulheres eram submissas aos seus maridos e não tinham vários dos direitos que vemos hoje. Um exemplo disso é que até a Constituição Federal de 1988, as mulheres não tinham a igualdade de direitos assegurada por lei. Nas primeiras décadas daquele século, elas precisavam de autorização do marido, registrada em cartório, para trabalhar.
Hoje, a mulher é empoderada, tem seu papel muito mais forte e presente na sociedade. São as principais fontes de sustentação de seus lares, são mais valorizadas por seus talentos e habilidades e sofrem menos preconceitos a cada dia. 

Celebração das conquistas
O dia 8 de março também é um dia para celebrar as conquistas, que sempre foram tão suadas. É um momento para lembrar que, por causa dessas manifestações, hoje elas podem votar e serem votadas, podem representar sua comunidade, podem ser independentes e terem suas carreiras próprias.
A data ajuda a valorizar tudo o que foi realizado por todas aquelas que foram às ruas nas décadas passadas, que acreditaram em um mundo melhor e mais justo e proporcionaram às mulheres de hoje, todos os direitos e acesso que podem usufruir.

Lembrete de que a luta ainda é necessária
Apesar de tantos avanços e mudanças, há muito ainda a ser feito. A nossa legislação prevê direitos e benefícios, mas na prática, ainda tem muita coisa sendo feita com base no machismo e na misoginia.
A cada Dia Internacional da Mulher, é preciso voltar às ruas e lembrar que a luta não terminou e que cada uma têm um papel fundamental nisso.

"Todas as mulheres são inspiradoras e especiais do seu jeito de ser. "

As lutas das mulheres atuais
No início do século XX, a luta das mulheres eram por direitos que hoje são o básico, como uma jornada de trabalho justa, direito a escolher seus representantes na política e de se elegerem para representar outras mulheres. Hoje, essas batalhas já foram vencidas, mas outras ainda precisam ser guerreadas, como :
-Igualdade salarial
-Violência física e moral contra as mulheres
-Feminismo negro
-Preconceito contra mulheres LGBTQIAP+

Ainda hoje, as mulheres continuam a lutar por seus espaços e direitos, as ações do Dia Internacional da Mulher devem envolver todas as mulheres: brancas, negras, lésbicas, trans, indígenas, ricas e pobres.

 As mulheres movem o mundo! E aqui na VIP não é diferente, conta com um time de mulheres #megapowers!

 

"Uma mulher feliz é aquele que descobriu que pode ser tudo o que tiver vontade."

No post de hoje vou citar a história de uma mulher íncrivel, inspiradora que fundou a VIP FOLHEADOS conquistou seu sonho, e se tornou a mulher que sempre quis, ajudando muitas outras a conquistarem seu sucesso financeiro no mundo das semijoias. A começar por ela:

Bru, Brunna, amada, ou chefa como a chamamos - 34 anos a Brunna nasceu no mundo das semijoias, por conta do pai que trabalha no ramo desde 1974. Depois de uma temporada fora do país, voltou em 2010 para fundar a @vipfolheados em 01 de julho de 2010. 
Empreendedora ela também é esposa e mãe do pequeno Levi de 3 meses. A Brunna é sinal de inspiração no mundo da mulher moderna. 

Valorize a mulher inteligente, batalhadora e guerreira que você conhece seja ela sua mãe, sua esposa, namorada, ou sua amiga, todas mulheres que dão o melhor de si todos os dias, batalhando por melhores condições de vida, e que correm atrás dos seus direitos como mulher! E para você que está lendo esse post não se esqueça o quão forte e incrível você é! Não está sozinha, e saiba que, a luta sempre será nossa! 

À todas as mulheres, meninas, senhoras, mães, esposas, empreendedoras, vencedoras, donas de casa, trabalhadoras, amadassss um Feliz Dia da Mulher!

Siga a @vipfolheados para empreender com a VIP além de garantir seu look e ficar ainda mais maravilhosa!!! 

Beijosss