Utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Para cumprir com a nova diretiva de privacidade, nós precisamos pedir seu consentimento para definir os cookies. Saiba mais.
Acabamos de iniciar o novo ano, e para te ajudar nas vendas nesse começinho de mês criamos um post que vai te auxiliar muito a aumentar as vendas neste mês de janeiro e fevereiro. Confira:
As vendas no começo de ano são baixas em quase todos os setores, por isso, é importante desenvolver e planejar ações para aumentar as vendas nesse período é essencial para sua loja ou empresa. E criar estratégias para aumentar as vendas no início do ano pode parecer desafiador, já que várias pessoas preferem diminuir as despesas nos meses de janeiro e fevereiro. E não é só o bolso do consumidor que está fechado para as compras. Geralmente, nesta época, o pensamento de grande parte da população está voltado para outros gastos, como impostos, a matrícula do colégio dos filhos e material escolar.
Então, como ganhar a atenção do consumidor nesse momento? Continue aqui comigo para descobrir!
Dificuldades e oportunidades para aumentar as vendas no início do ano
Os meses de janeiro e fevereiro são conhecidos pelos empreendedores como a pior época do ano para fechar vendas. Então, o ideal é aproveitar o gás de dezembro para não desacelerar e buscar manter o ritmo nos meses finais do ano.
Depois de faturar um volume considerável no fim de ano, com as promoções de Black Friday e Natal, muitas empresas costumam enfrentar desafios no início do ano para alcançar as metas de vendas e manter o fluxo de faturamento saudável.
Isso pode até parecer complexo, mas com criatividade, boas estratégias e um plano de ações, é possível virar o jogo e continuar faturando nesses meses que são, tradicionalmente, ruins. O segredo é se programar o quanto antes, pois assim fica mais fácil driblar as dificuldades do período.
Uma dica simples é analisar, isso mesmo, analise o seus concorrentes, veja como costumam fazer no início do ano, e faça um levantamento do que faz sentido para o seu negócio. Também é importante verificar o que estão fazendo de errado para você não fazer igual e, assim, entregar uma experiência melhor para seus clientes.
7 dicas para aumentar as vendas no início do ano
Você pode aproveitar diversas oportunidades para aumentar as vendas no início do ano, inclusive para atrair e fidelizar ainda mais clientes ao longo do resto do ano. Então confira essas dicas para ter sucesso nesse período!
Faça uma retrospectiva do ano anterior
Uma retrospectiva do ano que terminou deve ser um compromisso de toda empresa para começar a definir quais são as prioridades para o novo ano. Para essa análise, é preciso responder algumas perguntas, procurando mensurar os resultados do que foi colocado em prática. Você precisa responder:
As metas estabelecidas foram alcançadas no ano?
Os resultados alcançados foram os esperados?
Qual foi o desempenho da equipe ao longo do ano?
Sua relação com o cliente e o mercado ocorreu conforme o planejado?
O que faria diferente daquilo que foi realizado?
Esses são exemplos de questionamentos que todo dono de negócio precisa fazer. O último deles é essencial, pois já começa a dar uma idéia sobre o que deve fazer parte da estratégia para o próximo ano.
É válido fazer uma análise de todas as ações feitas que podem ser replicadas para aumentar as vendas, listando tudo o que deu certo e o que deu errado, só assim você conseguirá reforçar o que trouxe retorno ou corrigir alguma ação.
2. Defina metas e objetivos para o Novo Ano
Não há segredos nesta etapa, pois você conhece a sua loja, ou a sua empresa melhor do que ninguém para saber onde quer chegar e tem as informações que precisa para aumentar as vendas no início do ano e planejar o crescimento da sua empresa. Então bora traçar todas as suas metas!
Mas lembre-se: mesmo que sonhar alto seja positivo, concretizar os sonhos exige os pés no chão. Já que estamos falando das metas do ano, não estipule nenhuma meta que não possa ser cumprida até dezembro. Isso não significa que os objetivos mais audaciosos precisam ser descartados. Eles precisam somente corresponder com a realidade do seu negócio.
Veja alguns exemplos de metas que podem fazer parte do seu planejamento para aumentar suas vendas:
-Dobrar o número de clientes ativos;
-Conquistar 5 mil seguidores nas redes sociais;
-Aumentar o faturamento em 30%;
-Lançar um novo produto no mercado;
-Conseguir pagar as contas em dia;
-Reduzir custo fixo em 10%;
-Contratar novos funcionários.
3. Fique de olho no nível de estoque
Já imaginou se você lança uma super promoção para aumentar as vendas no início do ano e seu estoque não dá conta? É por isso que uma boa gestão dos fluxos de entrada e saída de produtos consegue antecipar as necessidades de compras e não deixar nenhum cliente na mão.
Por isso, você precisa registrar e controlar tudo que entra e sai do estoque da empresa.
Esse controle traz benefícios como:
-Fazer estimativas das suas vendas;
-Projetar pedidos aos fornecedores;
-Melhorar o planejamento da produção;
-Descobrir quais produtos vendem mais ou menos;
Criar ofertas e precificar seus produtos de forma estratégica.
Conhecer o nível de estoque da sua empresa é muito importante não somente para não deixar faltar nenhum produto, mas também porque a gestão de estoque tem tudo a ver com o financeiro, pois muitos produtos parados representam também dinheiro parado.
4. Motive e capacite desde já sua equipe
Uma equipe de vendas motivada com certeza terá uma capacidade maior de fechar mais negócios e contribuir para o crescimento do negócio, e para isso, é necessário conquistar a confiança do seu time para garantir o empenho nas tarefas do dia a dia.
Conheça a sua equipe, entenda as características individuais e desenvolva a inteligência emocional, que é a capacidade de perceber e comunicar emoções. Dessa forma, fica muito mais fácil resolver conflitos ou problemas como a falta de motivação. Outro ponto importante é a capacitação das equipes. Não há nada mais desmotivador do que ser cobrado por um procedimento que ninguém ensinou a fazer, certo? Por isso, treine muito bem seus colaboradores quanto às rotinas de trabalho da empresa, para não desmotivá-los.
Além de treinar seus vendedores, é válido investir no desenvolvimento profissional das equipes, proporcionando a oportunidade de fazer cursos de formação. O funcionário vai se sentir valorizado e grato pelo investimento que a empresa fez nele. Com a equipe unida focada e preparada fica muito mais fácil atingir as metas!
5. Divulgue seus produtos /ou serviços
Pode parecer óbvio, mas algumas empresas ainda não investem em marketing e divulgação de seus produtos e serviços. Essas estratégias são essenciais para aumentar as vendas no início do ano. E para isso, algumas medidas criativas podem ser adotadas, inclusive, sem grandes custos.
Crie conteúdos para postar em suas redes sociais e divulgue suas promoções com antecedência. Use as redes também para divulgar seus produtos e atrair mais clientes para o seu negócio.
O WhatsApp também pode (e deve!) ser usado para divulgação. Crie listas de transmissão para enviar para novas promoções para seus contatos e avisá-los sobre a chegada de novos produtos.
6. Invista em marketing digital e campanhas atrativas para o público
Investir em boas campanhas pode dar um gás no faturamento da sua empresa, o que é muito positivo para esse período de vendas baixas. Uma boa tática é apostar em queimas de estoque com os produtos parados logo no início de janeiro.
Outra estratégia é pensar em uma campanha de indicação. Esses programas fazem com que seus clientes se tornem os principais divulgadores da sua empresa.
Funciona assim: seu consumidor traz novos clientes para o seu negócio e, em troca, recebe alguma recompensa. Pode ser descontos, condições especiais de pagamento ou um brinde.
O importante é que essa campanha de indicação seja válida apenas durante os meses de janeiro e fevereiro, para aumentar as vendas nessa época.
7. Crie estratégias para fidelizar clientes
A fidelização do seu público é fundamental não só para aumentar as vendas no início do ano, mas sim para garantir bons resultados o ano inteiro!
Do ponto de vista financeiro, vale muito mais a pena fidelizar um cliente do que adquirir um novo. E a melhor forma de fazer isso é com uma boa estratégia de pós-venda.
É durante o pós-venda que sua empresa mantém o relacionamento e aumenta os níveis de fidelização, abrindo caminho para novas oportunidades de negócio com os mesmos clientes.
Para fazer isso, é necessário ter um espaço para os clientes enviarem feedbacks e deixar claro quais são as insatisfações em relação ao produto ou serviço. Esse espaço pode ser um e-mail ou até pelo whatsapp mesmo. Depois, é preciso atender a todas as solicitações e reclamações. Procure maneiras ágeis de responder seu cliente, ainda que a solução do problema não venha de forma imediata.
É importante que ele perceba que o atendimento cuidadoso permanece mesmo depois do fechamento do negócio. Afinal, quem tem uma reclamação atendida rapidamente tem muito mais chances de ser um cliente fiel.
Estas ações que trouxemos para aumentar as vendas no início do ano também podem e devem ser aplicadas ao longo de todo o ano!
VENDA BEM EM JANEIRO E TAMBÉM O ANO TODO!
A VIP CAMINHA COM VOCÊ!
A VIP é uma empresa pioneira no mercado de semijoia, a nossa equipe é preparada para te auxiliar nas vendas e a manter o seu próprio negócio bem o ano todo!
Que tal começar a conhecer tudo que a gente pode oferecer para o seu negócio vender mais não só nos primeiros meses do ano? Seja nosso parceiro, e foque nos seus esforços e naquilo que realmente importa para o crescimento de sua loja ou, empresa, e o resto você deixa com a gente! -> Saiba mais
E já que está aqui em nosso blog, visite também @vipfolheados, e nos acompanhe por lá!
Beijos, e ótimas vendas!!!