Essa campanha iniciada por um grupo de psicólogos em Minas gerais, teve como principal intuito fazer a conscientização e mostrar a importância sobre a "SAÚDE MENTAL". Onde no nosso dia a dia acabamos deixando muitas vezes de lado, e nos preocupando com coisas e assuntos supérfluos.
Hoje o tema saúde mental acaba sendo um tabu na sociedade, o que é um grande problema, para o diagnósticos e prevenção de doenças, temos como exemplo: estresse , ansiedade, bipolaridade, insônia e a depressão.... Ir ao psicólogo não é vergonha ou fraqueza, mas sim, necessidade de todos para viver ainda melhor e saudável mentalmente.

CUIDE-SE, VISTA-SE DE BRANCO, MENTALMENTE E FISICAMENTE, É PRECISO TER SEU AUTOCUIDADO DIARIAMENTE.

 

 

Por que é importante cuidar da saúde mental? 

Hoje em dia muitas pessoas acreditam que a sua saúde mental está em risco. Isso porque encontramos muitos empecilhos e desafios em nosso cotidiano, os quais nem sempre conseguimos resolver facilmente.  

A carga de trabalho e as expectativas profissionais podem pesar sobre nossos ombros, não é mesmo?

Precisamos ser perfeitos, rápidos, produtivos, comunicativos o tempo inteiro para satisfazer os requisitos de nossas carreiras, e toda essa expectativa em ser perfeito acaba em FRUSTAÇÃO.

Para completar o cenário, também precisamos ser presentes, compreensivos e amigáveis, em nossos círculos sociais. Assim, surge a ansiedade para satisfazer todos esses critérios.

Além das obrigações rotineiras, há também uma gigantesca carga de informações, muitas vezes conflituosas e desgastantes, dos meios de comunicação. Os noticiários na TV, as redes sociais, os vídeos, os áudios…

Mesmo em casa, após o expediente ou em um dia preguiçoso, não conseguimos descansar a mente completamente. Já percebeu? Pois ela está sempre trabalhando, absorvendo informação e nos forçando a tirar conclusões sobre assuntos os quais não nos dizem respeito.

Consequentemente, o nosso BEM ESTAR vai sendo afetado até que, um dia, percebemos problemas emocionais que antes não existiam.  

Preparamos 6 dicas básicas para manter a saúde mental em dia!

 

 

Encontre a felicidade além das redes sociais.

Sua vida não está toda nas telinhas, mas, sim, na realidade. Abandone as redes socias por alguns minutos no seu dia para descansar a mente. Não passe horas no Instagram maravilhoso daquela pessoa que você acredita estar muito feliz. Procure encontrar a sua felicidade também, no mundo real.

 

Reflita sua vida pessoal.

 Você tem um sonho e faz de tudo para realizá-lo. Todos os dias, você se esforça, faz sacrifícios e procura ser a melhor pessoa possível para aproveitar aquele sonho.

Porém, você já parou para pensar que, talvez, não queira realmente aquele sonho? 

Muitos dos conflitos das pessoas estão associados a viver uma falsa vida ou deixar a qualidade do seu presente de lado para perseguir o futuro. Quem sabe você não está perseguindo um ideal que, na verdade, não é seu?

Sempre que possível, reflita sobre sua vida. Questione se você está feliz ou se acredita que a felicidade está em outro lugar. Essa auto percepção irá ajudá-lo a tomar decisões que condizem com seus verdadeiros interesses.

 

Faça Meditação.

 A meditação é uma técnica excelente para nos manter presentes, conscientes e calmos sobre pressão.

Devido a sua popularização, já existem meditações para problemas específicos, como ansiedade, pensamentos ruins e falta de prosperidade. 

Com a mente quieta e silenciosa, conseguimos administrar as situações cotidianas com clareza. Não trazemos as emoções negativas para nós. Além de que dormimos melhor, e aprendemos a controlar nossos pensamentos, sabendo separar o que é bom e ruim.

 

Pratique exercícios com frequencia.

A prática de exercicios físicos estimula a liberação do hormônio da felicidade (a dopamina) em nosso corpo. Além disso, atividades físicas também podem agir como pequenos períodos de refúgio de nossa vida caótica.

Quando nos exercitamos, nos focamos em nossos movimentos e respiração. Para entender melhor, praticando exercícios não sobra tempo para pensar nos problemas do dia a dia.

Uma ótima opção é praticar YOGA, por exemplo, é uma atividade física que retoma a atenção para o momento da prática, trabalha respiração mente e corpo.

 

Faça terapia! Procure um profissional.

Em meio ao turbilhão de obrigações, o psicologo pode nos ajudar a organizar nossas vidas e administrar nossas emoções. Além de descobrir detalhes de nossa personalidade, e o porque, somos do jeito que somos.

Dessa forma, podemos melhorar o nosso desempenho profissional, fortalecer relacionamentos e desenvolver o amor-próprio, entre muitos outros benefícios para a saúde emocional.

Assim que você perceber que algo não está certo, que você não se sente tão bem como antes, procure um profissional para ajudá-lo a encontrar as causas para o seu desconforto. Não tenha vergonha ou medo, pois, é mais fácil fazer um tratamento eficaz logo no início. Cuide de você!

 

Esteja próximo a pessoas queridas.

Pode parecer um conselho óbvio, mas é fundamental escolher estar ao lado de pessoas que nos amam, que fazem o bem, que se importam com a gente.Pense em algo que deixe você relaxado, e feliz. Comemore, assista um filme preferido, descanse, saia para jantar naquele restaurante que você ama, viaje para lugares novos, abrace, ria seja feliz. E lembre se o suporte familiar e dos amigos é um fator de proteção contra o sofrimento.

 

Espero que você tenha gostado das dicas,  a partir de hoje reserve um tempinho que seja 10 minutos do seu tempo apenas para VOCÊ!

Cuide do seu corpo, mas, primeiramente da sua saúde mental, é com ela que você alcançará o equilibrio de uma vida saúdavel e feliz!