Foram os bandeirantes que começaram a encontrar minas de ouro em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais o que provocou uma verdadeira febre em busca do metal precioso, mas foi uma total ilusão já que a exploração dependia de investimentos e quem conseguia isto eram os grandes comerciantes e proprietários rurais.

Quem encontrava ouro era obrigado a pagar um imposto que na época era chamado de quinto.

Todo este imposto era exigido pela coroa portuguesa e muitos tentavam sonegar correndo riscos e quando eram descobertos os soldados entravam nas residências dos devedores e retiravam bens até completar o valor.

Aconteceu então muita revolta e um desenvolvimento enorme na região Sudeste enquanto o Nordeste ficou estagnado.

Desta época do ciclo do ouro surgiu a Mina da Passagem que fica localizada em Mariana, Minas Gerais e é ainda uma das únicas minas de ouros abertas à visitação no Brasil e que servindo somente como ponto turístico.

A maior mina em operação está em Paracatu e é controlada por uma empresa canadense e tudo que lá é produzido é exportado.

Embora todo o ouro que se explora nesta região não fique em território brasileiro as cidades próximas da mina estão prosperando rapidamente e o que vemos nestas cidades são prédios luxuosos, hipermercados e até faculdades e muitos carros novos nas ruas pequenas.

O local está se tornando muito melhor para viver embora ainda uma grande parte da população seja considerada muito pobre.

A empresa Canadense que investe no ouro brasileiro acredita que melhorando a cidade onde se encontra a mina de ouro melhora também o nível cultural podendo formar assim profissionais competentes para trabalhar na empresa.