Você já deve ter ouvido falar sobre mulheres empoderadas e, até mesmo, ter convivido com figuras assim. 

O fato é que, hoje, muitas mulheres assumiram espaços e poder e, com isso, inspiram outras. 

Mas, claro, nem tudo sempre foi assim. Por anos, as mulheres foram taxadas de sexo frágil ou como aquelas que devem ser protegidas. 

A luta do feminismo, então, busca o  fim da desigualdade de gênero. 

E com o feminismo sendo um assunto crescente na internet, “mulheres empoderadas” tornou-se uma expressão cada vez mais comum, assim como “empoderamento feminino”. 

Mas, poucas pessoas compreendem o que significa ser, verdadeiramente, uma mulher empoderada.

Neste post, nós vamos justamente discutir esse conceito. Além disso, vamos dar uma superdica de como você pode ser, também, uma mulher empoderada. 

Confira! 

 

Mulheres empoderadas: empoderamento feminino no Brasil

Bom, para começar o nosso assunto, precisamos contextualizar o termo: mulheres empoderadas. 

As duas palavras significam mulheres que têm mais consciência e, consequentemente, que assumem mais poder perante à sociedade. 

Um exemplo claro disso, então, é o caso de mulheres que adotam uma atividade profissional. Isso para se tornarem mais independentes e, de verdade, donas de si. 

Além disso, vale saber que o processo de empoderamento não começou hoje. Os primeiros passos foram dados lá em 1909, com a criação do Dia da Mulher. 

A iniciativa, feita em Nova York, ainda era para lutar pelo direito ao voto feminino. 

É claro que todo o movimento feminista já trouxe muitas mudanças. Mas, tanto no Brasil quanto no mundo, a luta ainda continua. 

As mulheres brasileiras e de quaisquer outras nacionalidades precisam lutar por: salários dignos, respeito em espaços públicos, oportunidades profissionais, combate à cultura do estupro e tantos outros fatores. 

Nós, com este artigo, também damos uma contribuição para a luta feminista no Brasil. 

 

Mas, calma aí, "Feminismo" e "empoderamento feminino" não são a mesma coisa?

Antes de mais nada, vale lembrar que “empoderamento feminino” e “feminismo” podem estar ligados, mas são coisas distintas.

Feminismo é uma doutrina ideológica que defende a igualdade de direitos entre gêneros em diversos aspectos social, cultural e politicamente - com estudos e bases teóricas. 

Já o empoderamento feminino está ligado a uma consciência coletiva por parte das mulheres, e é constituído de ações tomadas por mulheres que não se deixam ser inferiorizadas pelo seu gênero.

Fora isso, que tomam atitudes que vão contra o machismo imposto pela sociedade. No entanto, ambos traçam um caminho cujo ponto final é o fortalecimento da igualdade. 

Algumas mulheres agem de maneira empoderada mesmo sem saber dessa ideologia. E aí conhece alguém assim?

 

Mulheres empoderadas empoderam outras!

 

Empoderar é um meio para diminuir desigualdades que ainda existem nos campos da política e da economia no que diz respeito às mulheres. 

O empoderamento feminino, basicamente, se refere a dar poder para outras mulheres e cada mulher assumir seu poder individual. 

Com isso, há crescimento e fortalecimento do papel de todas as mulheres empoderadas na sociedade. Empoderar não é só sobre mulheres, mas sobre todas as minorias, exemplo: os representantes da comunidade LGBT. 

Quando todo mundo resolve se aliar, juntam forças para que todos subam a sua escada e conquistem ferramentas para fazer o que quiserem, seja apoiar causas, seja abrir oportunidades, chamar atenção para injustiças, etc. 

Um processo que tem ainda mais valor porque contribui para diluir a ideia de que nascemos para nos odiar e que devemos nos tratar como rivais. 

Muito se fala sobre empoderamento, hoje em dia, mas, como é difícil encontrar uma definição para essa palavra mágica. 

Empoderamento é, sim, uma palavra muito difícil de tecer um significado exclusivo. Por vir do inglês empowerment, minha tradução pessoal seria dar poder, que rima facilmente com enaltecer. 

Empoderar é enaltecer, botar uma menina ou uma mulher no degrau de cima, contribuir para que conquistem seus espaços, seja de fala ou de trabalho. O mais importante: "ENALTECER A SI MESMA."

 

Por que é tão bom se sentir poderosa?

 

Ser uma mais uma das mulheres empoderadas traz benefícios, SIIM! O resultado de se sentir poderosa é a aceitação. Isso ajudará cada mulher a se aceitar como realmente é. 

Uma vez que as imposições da sociedade deixam de ser desejadas a todo custo, uma mulher passa a reconhecer o valor que tem, valorizando-se independentemente do que os padrões exigem dela. 

Um exemplo simples: quando as mulheres pararem de tentar emagrecer para atender ao padrão estético da magreza, saberemos que o empoderamento feminino está presente em toda a sociedade. 

Elas serão capazes de ver a beleza que existe em seus corpos tanto por fora quanto por dentro. 

Mulheres fortes sem serem duras, mulheres vivas sem serem fúteis, mulheres felizes sem precisar dos outros para o serem. 

Mulheres, que além de saberem fazer muito bem o seu trabalho, o fazem com criatividade, proatividade, planejamento e com ação. Mulheres que executam!  Mulheres empoderadas! 

 

Seja uma mulher que levanta outras mulheres!

"O Dia das Mulheres” surgiu no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho e, por isso, essa data é celebrada para enaltecer as nossas conquistas diárias e lembrar do nosso PODER como MULHERES. 

O Dia da Mulher é um marco na luta em busca de igualdade. E ao longo das décadas, vimos milhões de mulheres empoderadas tomarem seus lugares de direito na sociedade, mostrando que o “Girl Power” tem muito a mostrar.

E no empreendedorismo elas também tem ganhado mais espaço. De acordo com um estudo realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME) com 1.376 mulheres de diferentes regiões brasileiras, cerca de 85% delas são proprietárias de empresa.

Mas, claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Ainda existem muitos obstáculos a serem vencidos, como o preconceito e até mesmo a falta de oportunidades.

 

8 mulheres empoderadas para se espelhar!

Que tal conhecer a história de algumas mulheres empoderadas? 

Algumas delas nasceram e viveram em um tempo em que o feminismo nem era pautado. Mas, apesar disso, suas atitudes ainda foram transgressoras. E, hoje em dia, ainda nos inspiram muito. 

Veja só: 

 

1. Ju Romano

Ju Romano é uma blogueira e youtuber que fala sobre moda e beleza plus size. 

Com o canal e com o site dela (www.juromano.com), as mulheres gordas podem refletir sobre representar a beleza única de cada mulher! 

Além de dicas de moda e acessórios, que são tão escassas para esse tipo de corpo. Ju acredita no amor próprio, e sobre aceitação de seu corpo. Inspire-se também com o trabalho dela!

 

2. Nátaly Neri

Mais uma das mulheres empoderadas é Nátaly Neri. Ela representa mulheres negras que lutam por igualdade. 

Nátaly também tem um canal no YouTube que aborda questões sobre autocuidado, sobre sociedade e sustentabilidade. 

É uma personalidade essencial para as mulheres que desejam adquirir autonomia intelectual, autonomia de consumo e autonomia mental, além de estudar questões vividas por mulheres negras.

 

3. Ana Paula Xongani

Ana Paula Xongani é uma youtuber que faz desta ferramenta uma possibilidade de discussão e de debate sobre temas urgentes na sociedade. 

Ela aborda questões como feminismo, estética e beleza negras, empoderamento e autoestima da mulher, além de falar sobre empreendedorismo negro/feminino no Brasil e relações étnico-raciais. Vale à pena seguir!

 

4. Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri também é um dos exemplos de mulheres empoderadas e empreendedoras, que tem mudado completamente a vida de todos, principalmente das mulheres. 

Desde pequena, a especialista em finanças tinha atitudes pensando em otimizar o controle do seu dinheiro. 

Formada em Jornalismo, trabalhou em duas emissoras de TV, SBT e Record, como repórter. Depois de um tempo, teve coragem em pedir demissão na Record e colocar o seu sonho em prática. 

Primeiramente, ela criou o Blog Me Poupe e depois o seu canal no Youtube. Atualmente, o canal de Nathalia está quase alcançando milhões de inscritos. 

Além disso, ela também já produziu duas temporadas de um reality show que tem como objetivo “desfuder" pessoas que estão com problemas gigantescos nas finanças. 

Pessoas que têm dívidas, ela ensina sair do vermelho, controlar os gastos e investir. Foi um sucesso o reality não foi à toa que a emissora Band fechou com Nathalia para transmitir para todo o Brasil! 

Autora de livros, investidora, apresentadora e especialista em finanças, Nath — a rainha das finanças, é mais uma das provas de que a educação, principalmente a financeira, pode ser transformadora na vida das pessoas.

 

5. Marta

Aos 33 anos, Marta é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira feminina, com 110 gols anotados e a terceira que mais vestiu a amarelinha, com 133 partidas disputadas. 

Além disso, foi eleita seis vezes a melhor do mundo, pela Fifa, superando os craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. 

Natural do município de Dois Riachos (AL), Marta tem passagens por Vasco, Santos, Umea IK, Los Angeles Sol, FC Gold Pride, Western New York Flash, Tyreso FF e FC Rosengard. 

Atualmente, defende o Orlando Pride, dos Estados Unidos. Foco Força e Fé é a frase da jogadora que começou do zero, Marta teve uma infância muito difícil em Alagoas, porém nunca desistiu até alcançar seus objetivos, muita dedicação fez dela a melhor do mundo. 

Ela representa as mulheres no futebol e na vida!   

 

6. Thais Fersoza 

Thais Fersoza é atriz, apresentadora, mãe e esposa. A atriz tem dois filhos, Belinda e Teodoro. 

A atriz lançou um livro " Nasce uma Mãe" onde retrata a vida REAL de uma mulher que vira mãe e todas as mudanças que a maternidade traz na vida de uma mulher. 

Tata tem a admiração dos fãs pelo talento nas telinhas e agora ganhou nossos corações pelo AMOR e AFETO pela família que ela formou com Michel Teló. 

É muito carinhosa nas redes sociais (@tatafersoza), onde mostra sua rotina diária. A atriz preza pelo mundo REAL onde as mulheres possam se amar, sendo natural, onde as mulheres possam se aceitar como realmente são: fortalezas, frágeis, independentes, fortes, simples, empreendedoras, esposas, mães, intensas, complexas e donas de si. 

Um tantão em uma só! Ela nos ensina que ser simples é ser feliz! Muita inspiração nessa mulher real e maravilhosa!

 

7. Giovanna Ewbank

Giovanna Ewbank essa mulher maravilhosa, além de atriz, é uma super mãe, modelo e empresária. 

Casada com o ator Bruno Galiasso, é símbolo de empoderamento feminino. Giovanna luta contra o preconceito e o racismo. O casal adotou seus dois filhos, uma menina (Titi) e um menino (Bless), os dois africanos. 

Gio luta contra o preconceito nas redes sociais e mesmo assim, só transborda amor! Ela ensina as pessoas a enfrentarem o preconceito, mostrando que é preciso existir igualdade. 

A felicidade da família só aumentou com a recente chegada do terceiro filho (Zyan). A atriz mostra sua vida real em suas redes sociais, super mamãe coruja, está sempre postando fotos fofas. 

Que mulher! Vale à pena seguir e se encantar!

 

8. ANITTA! um show de empreendedorismo para as poderosas!

Anitta é considerada uma das maiores cantoras da música pop, agora, está inspirando mulheres também! 

Além de cantora, Anitta é empresária de sua própria carreira. Uma cantora de apenas 28 anos, que administra sua carreira aqui no Brasil e fora, conhecida pelo nome artístico Anitta! 

A cantora lançou seu próprio documentário "Vai Anitta!" onde conta sobre as dificuldades que passou e sua trajetória. 

O documentário que está disponível no Netflix ganhou os holofotes. A cantora não tem medo das opiniões, e esfrega na cara das pessoas muito talento e ousadia, é um show de sensualidade e PODER! 

A empresária que fez parceria agora com AMBEV, vegetariana, e ama viver solteira. Anitta também é contra julgamentos, e acredita que roupas curtas não formam caráter de ninguém, mesmo que a ideia possa intimidar muitas pessoas. 

A cantora faz questão de deixar explícito que seu principal objetivo é se tornar internacionalmente reconhecida como um dos maiores nomes da música. 

Poderosa né?

 

Assista 5 filmes que retratam o empoderamento feminino! Inspire-se!

 1. A Vida e a História de Madam C. J. Walker

Madam C. J. Walker nasceu em 1967 e viveu até 1919. 

A fama dela, dentro do assunto de mulheres empoderadas, é justificado porque Walker foi a primeira mulher a se tornar milionária nos EUA. 

O dinheiro e o sucesso foi resultados de sua vida como empreendedora. Ela criou uma marca de cosméticos para vender produtos de cabelo às negras. 

 

 2. Diabo Veste Prada

O Diabo Veste Prada traz duas figuras femininas muito fortes. 

A primeira é a Miranda Priestly (interpretada por Meryl Streep), editora-chefe da revista Runway, e Andy' Sachs (vivida por Anne Hathaway), assistente de Priestly.

No enredo, dá para companhar, principalmente, a luta por Andy’, uma jovem que vivia no interior, mas foi para a cidade grande em busca de seu espaço profissional. 

 

 3. Olga

O filme Olga retrata a vida de Olga Benário, uma militante comunista, que precisa fugir para a Rússia. 

De volta ao Brasil, ela conhece Luis Carlos Prestes, em meados de 1935. Ambos lutam pela Revolução Comunista. Mas, a luta acaba fracassando, Olga é enviada para a Alemanha nazista. 

Toda a história é surpreendente e, sem dúvidas, mostra muito da força e resistência feminina. 

 

 4. Mulher-Maravilha

A Mulher-Maravilha é uma super heroína famosa em todo o mundo. No filme americano, é possível ver a jovem  Diana de Themyscira lutar com toda a sua força. 

Ela nasce em uma ilha mítica e, depois, é enviada ao mundo dos homens para buscar a paz. 

 

 5. Comer Rezar, Amar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comer, Rezar, Amar é um filme estrelado por Julia Roberts. 

Na trama, a personagem sente que precisa se descobrir mais. Então, ela decide largar tudo: marido, casa, amigos e trabalho para partir pelo mundo. 

O destino é Itália, Bali e Índia — terras que testemunham a busca por autoconhecimento da personagem.

 

Seja uma mulher empoderada: venha ser revendedora da VIP Folheados!


Como dissemos, neste conteúdo sobre mulheres empoderadas, um dos passos para ter mais liberdade e poder é a independência financeira. 

Se você ainda não alcançou esse patamar, não desista! 

Fica a dica para ser uma das revendedoras VIP Folheados. A joalheria on-line tem milhares de peças a pronta entrega. 

São muitos brincos, colares, pulseiras, anéis e mais que encantam todos os gostos. 

Além de tudo, a VIP Folheados não exige CNPJ e dá desconto + frete grátis para compras acima de R$ 700. 

 

Conclusão

E aí, mulheres empoderadas, gostaram do assunto de hoje? Esperamos que sim! 

Saiba que você PODE TUDO! e ninguém é igual a você, e esse é seu SUPER PODER! ❤ 

Lembrando que a VIP Folheados tem os acessórios femininos e masculinos. Tudo lindo e de extrema qualidade, para você revender — seja pessoalmente ou pela internet. 

Aproveite!