A importância do e-commerce para seu negócio!

Você tem uma loja física mas ainda não pensou em criar sua loja digital? Agora é o momento se repensar sobre isso. Vamos falar um pouco sobre o E-Commerce e como essa ferramenta de vendas é tão importante pra o mercado. Você sabia que o Brasil é a maior economia da América Latina? Sim, e continua a experimentar um rápido crescimento do E-Commerce, com 16% de aumento em relação ao ano anterior.

 

 

O que é o E- Commerce? E porque ele é tão importante para o crescimento comercial?

O E-commerce (comércio eletrônico) também conhecido como loja virtual, é um site que permite a venda através da Internet, é uma ótima maneira de divulgar produtos ou serviços. Na venda pela internet, o custo operacional é bem menor, devido ao baixo investimento inicial com funcionários, limpeza e impostos, o que impacta diretamente as lojas físicas. Assim, o e-commerce possibilita preços mais atrativos e descontos melhores. Você precisa antes de tudo criar sua plataforma virtual para vender, e a chamamos de Marketplace, que significa literalmente "mercado". Um espaço virtual, que hoje em dia é um dos modelos de negócio mais rentáveis do mercado. Na prática, o modelo de marketplace funciona como um "SHOPPING VIRTUAL". Dessa forma, as vantagens desse modelo de negócio atingem todos os envolvidos. Os clientes podem comparar produtos e preços. Já os vendedores e prestadores de serviço podem divulgar seu trabalho nesta “vitrine online” e conquistar mais clientes. Por fim, quem é dono do marketplace consegue intermediar negócios e lucrar com as conexões estabelecidas. A frequência de compra pela internet aumentou 71% em 2021, e 49% das pessoas pretendem comprar ainda mais pela internet este ano.

 

Qual marketplace mais utilizado?

O mercado livre é o líder, utilizado por 74% dos negócios, em seguida vem o submarino com 58%, depois as lojas americanas com 54% e o Shoptime com 53%. A loja virtual, não tem presença física nem do comprador, nem do vendedor, já que a relação ocorre entre um comprador e um sistema hospedado nele, exige a mesma logística de estoque e entrega que as lojas físicas. Além disso, também possui regras próprias que devem ser consideradas pelo canal de vendas. Muitas lojas grandes, que já têm um estabelecimento físico conhecido, perceberam o valor de criar uma loja online, e que com essa ferramenta é possivel atender todas as necessidades de seus clientes. Independentemente da forma de pagamento, a grande vantagem de ter um e-commerce é proporcionar mais opções para o cliente efetuar a compra. Dessa forma, os benefícios são maiores, já que as chances de venda aumentam e o consumidor pode comprar do jeito que preferir.

 

 

Quais os primeiros passos para abrir seu próprio E-Commerce?

Existem algumas maneiras de começar a vender pela internet e a mais efetiva delas é criando a sua própria loja virtual. Para isso, é preciso ter tempo, dedicação e seguir alguns passos essenciais. Pensando em facilitar a sua jornada, criei alguns tópicos que irão direcionar você empreendedor(a), a criar próprio E-commerce. Uma oportunidade de ouro para o seu negócio, não é mesmo? Então, se você quer saber como montar um e-commerce partindo do zero e começar a vender, confira as nossas dicas:

-Primeiro faça o planejamento do negócio com profissionais de excelência
-Escolha uma boa plataforma de e-commerce
-Selecione o sistema de pagamento que poderá oferecer
-Organize e prepare seu estoque
-Invista na segurança da loja online, isso é muito importante
-Capriche nas ferramentas e nos conteúdos dos produtos, ex: Google Analytics, Layout etc..
-Monte uma boa operação de logística
-Aplique as estratégias de marketing

 

Investir em uma loja virtual é uma boa opção para quem deseja iniciar um negócio ou mesmo fazer com que a empresa cresça isso sabemos, mas começar do zero pode gerar uma certa preucupação. Mas calma, não se precupe os primeiros passos para abrir sua plataforma digital não está longe, basta você querer. O investimento inicial para abrir um e-commerce é de cerca de R$ 1 mil reais. Por isso, é uma opção atrativa para você empreendedor expandir seus negócio e aumentar seu faturamento sem investir muito. Além disso, não é necessário que você tenha uma loja fisica conhecida para abrir seu e-Commerce, essa ferramenta pode ser uma opção de crescimento profissional para pessoas que querem uma profissão nova, que estão começando do zero, muitos pequenos empreendedores adotaram essa opção e estão ingressando neste tipo de negócio.

 

O E-Commerce cresceu após o COVID


O e-commerce era tendência já nos últimos anos, porém se intensificou ainda mais após a pandemia em 2020, quando muitas lojas físicas tiveram que fechar as portas e começar a vender online. Muitas estratégias se popularizaram entre os consumidores desde então, oferecendo mais praticidade e flexibilidade para a experiência de compra do cliente.
Um exemplo é o caso da modalidade de entrega, na qual o cliente faz o pedido online e retira a encomenda presencialmente, e da possibilidade de trocar ou devolver na loja física um produto comprado na internet.
Não tenha dúvida, investir com toda força possível no E-commerce em 2022 deve ser prioridade para o êxito do seu negócio ou empresa. Para esse ano, e o próximo inúmeras tendências devem movimentar o mercado varejista, atacadista e as expectativas são bastante promissoras. #fica a dica!

Se você abrir um e-commerce hoje, você sabe quais vantagens seus clientes teriam?
-Praticidade de comprar e receber o pedido sem sair de casa.
-Preços mais baixos do que nas lojas físicas.
-Promoções que só encontram-se na internet.


A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO HUMANIZADO PELO E-COMMERCE

Muitos consumidores preferem fazer compras em lojas físicas pela possibilidade de serem atendidos com mais eficiência nesses locais. Dessa forma, oferecer um atendimento mais humanizado é uma forte tendência no e-commerce. Conheça seu cliente, afinal, quem não gosta de ser atendido de uma forma mais única e especial? E no e-Commerce não pode ser diferente, ao prestar um suporte personalizado, o vendedor ou atendente pode ajudar o seu cliente em sua jornada de compra, ele pode, por exemplo, apresentar os produtos mais adequados para as necessidades do cliente, e tirar as suas dúvidas sobre pagamento, políticas de troca e especificidades dos itens em estoque, com isso, o comprador se sentirá amparado pelo seu e-commerce, a chance dele finalizar uma compra no site é grande. É válido ressaltar que, com um atendimento mais humanizado, esse cliente irá fidelizar um laço com a sua loja ou empresa. Lembre-se sempre disso!


Organize o site de vendas

Você não precisa contratar uma super equipe especialista em tecnologia para colocar o seu site no ar. Existem plataformas prontas que podem ser o pontapé inicial para o seu mundo online: Shopify, Wix, Magento, Woocommerce, entre outros. Nelas, você pode montar o seu site de forma bem intuitiva e com a cara da proposta da sua marca.
Entenda sobre logística e estoque no e-commerce
A logística do e-commerce tem características diferentes. Já que o cliente não vai até sua loja pegar o produto, ele espera recebê-lo no endereço solicitado. Por isso é importante ficar atento a como melhorar seus processos de logística.

 

O engajamento na plataforma digital é importante 

Com a popularização do TikTok e a transformação do Instagram em uma plataforma voltada especialmente para vendas, esse é um tipo de conteúdo que não pode faltar no seu planejamento de marketing. Hoje em dia as pessoas estão ligadas 24h por dia, na internet pelo celular. Não podemos negar a influência que as redes sociais, como Instagram e Facebook, exercem na decisão de compra dos consumidores. Esse panorama deu origem à estratégia de social commerce, que baseia-se no uso das redes sociais para promover uma loja. Um estudo da Bornlogic mostra que 65% das pessoas costumam pesquisar por produtos nas redes sociais e 26% utilizam esses canais para fazer compras. O objetivo é criar ambientes colaborativos onde os usuários possam conhecer o produto, interagir com a marca, compartilhar opiniões e avaliações, e também comprar. Dentro dessa tendência, destaca-se ainda a estratégia dos stories pelo instagram, fotos e videos pelo feed, lives etc...

Videos que consiste na realização de transmissões ao vivo, também ajudam a promover um relacionamento mais próximo com o público, e gerar vendas mais humanizadas. A ferramente do instagram pode ser muito útil para seu e-commerce, pois, abrirá pontes para seu cliente conhecer e efetuar compras pelo site. É necessário conhecer a importância do marketing digital para alavancar suas vendas! Lembrando que hoje em dia, a técnica mais usada na ferramenta do momento é hiper links, que facilitam a conexão entre instagram e site, ou seja, utilizar as ferramentas voltadas para vendas dentro das próprias plataformas, como o Instagram Shopping e a loja do Facebook. Ao permitir que o usuário interaja com os produtos virtualmente antes de adquiri-los, o papel da loja ou empresa é oferecer uma melhor experiência ao cliente, ajudando-o a fazer compras mais assertivas no e-commerce.
Tenho certeza que se você empreendedor (a), conseguir atender as expectativas do seu cliente, ele com certeza irá conhecer seu site, e finalizará a compra.
No último ano, várias marcas de grandes marketplaces a pequenos empreendimentos, renderam-se a essa técnica de vendas, sobretudo em épocas de datas comemorativas como exemplo, a Black Friday!

 

Marketing e Influência

As marcas têm aproveitado esse cenário por meio do Marketing de Influência, estratégia que promete continuar sendo uma tendência do mercado para os próximos anos. Com a popularização das redes sociais, surgiu também uma nova oportunidade de humanizar as marcas por meio da figura dos influenciadores digitais, que são pessoas que contam com uma ampla base de seguidores engajados e exercem forte influência sobre esse público. A ideia é promover ações em parceria com os influenciadores mais relevantes para o público alvo da empresa. Com isso, é possível aumentar a visibilidade do e-commerce, além de transmitir credibilidade para o público e conquistar novos clientes!


Desenvolva estratégias de marketing

Os investimentos em estratégias de marketing podem ser determinantes para o sucesso do seu e-commerce. É preciso saber vender o produto ou serviço, e ser persuasivo o suficiente para convencer o cliente de que o seu negócio é de qualidade.

 

Formas de pagamento diversificadas

A busca por praticidade e agilidade por parte dos consumidores também tem se refletido nos métodos de pagamento. Isso significa que é fundamental oferecer mais opções e formas de pagamentos para seus clientes! Além dos tradicionais cartões de crédito e boleto bancário, novas formas de pagamento tem ganhado espaço no e-commerce, que é o caso do pix e do voucher online.

 

Sustentabilidade

Por último, não podemos deixar de citar como tendência do e-commerce e de todo o mercado a pauta de "sustentabilidade", baseada na necessidade de reduzir o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Essa é uma preocupação que tem transformado os hábitos de consumo das pessoas globalmente e que também tem sido cobrada das marcas, independentemente do setor de atuação. Para trabalhar esse pilar no e-commerce, algumas práticas muito utilizadas têm sido reduzir a geração de descartes, utilizar embalagens biodegradáveis e contar com fornecedores ecologicamente responsáveis. Em conclusão, o mundo está a cada dia mudando e inovando globalmente o mercado, estamos caminhando para o futuro e o E-Commerce faz parte dessa inovação. Os últimos anos foram marcados por profundas transformações no varejo/e atacado e nos hábitos de consumo da sociedade, o que continuará se refletindo diretamente no comércio virtual. Por isso, é indispensável acompanhar as tendências do e-commerce para atender às necessidades do público e manter o seu negócio relevante e atrativo no mercado.

 

A VIP CRIOU SEU E-COMMERCE EM 01 DE JULHO DE 2010!

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A VIP Folheados, abriu seu e-commerce a 11 anos, e está crescendo a cada dia. Não foi fácil a caminhada até aqui, estamos sempre buscando conhecimento e inovação para trazer a melhor experiência de compras para você consumidor, atacadista e parceiro VIP!
Se você ainda não abriu seu e-commerce , não tenha medo invista no futuro do seu negócio! Conte com a gente para o que precisar!
Se tiver dúvidas, entre em contato conosco, estamos aqui para te ajudar a expandir, abrir seus horizontes, e a concretizar o seus sonhos empreendor(a)!


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