DE CARA LIMPA NOS STORIES PARA ALERTAR SOBRE EXAGERO

Os chamados "filtros de embelezamento" do Instagram não surgiram há muito tempo, mas, para muitas pessoas, aparecer sem eles já deixou de ser uma opção. Será que chegou a hora de contestar essa obsessão?
Hoje vamos falar sobre esse movimento de aceitação que está rolando na internet. Começando pela atriz Paolla Oliveira que anunciou ter assinado um contrato para não usar mais filtros nas redes sociais. Essa ação faz parte de um contrato com uma marca de produtos de higiene pessoal pela defesa de publicações sem filtro no perfil da atriz, e em campanhas publicitárias.

Diante disso, influenciadoras também apoiaram essa mensagem de autoaceitação por meio de parcerias com grandes marcas: Dora Figueiredo, Mariana Mendes, e Dandara Pagu entram na mesma esteira de Paolla Oliveira com a campanha.

"Famosas abandonam filtros e mostram visual ''natural".

A advogada e influenciadora Deolane Bezerra fez um “detox” dos filtros do Instagram e apareceu nas redes sem os embelezadores artificiais. Segundo ela, não estava mais conseguindo se acostumar com o seu próprio rosto natural e decidiu que vai parar de usar filtros.
Em muitas ocasiões, outras famosas também compartilharam sua aparência natural sem o uso de filtros, ou grandes produções, provando que não há problema nenhum em aceitar manchinhas, rugas ou linhas de expressão. 
Mariana Goldfarb esbanjou charme na web nesta sexta-feira (16.07), ao posar de cara lavada, mostrando sua beleza natural, sem maquiagem ou filtro... Muito linda né minha gente!?

 

 

 

 

 

 

 

 

Na França, influenciadores digitais podem ser submetidos a uma nova legislação: um projeto de lei prevê que pessoas famosas nas redes sociais informem se usaram filtro ou outro tipo de retoque na imagem quando abordarem temas relacionados à beleza.
Já na Noruega, desde 2021, uma lei obriga influenciadores a admitir o retoque de fotos. No Brasil, um projeto de lei quer tornar obrigatório o aviso de retoque digital.
Essas medidas pretendem combater o aumento da dismorfia corporal causado pelo uso de filtros nas redes sociais. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) apontam que mais de um milhão de procedimentos estéticos foram feitos em 2020 no Brasil por contas desses "filtros" virtuais.

"Expressão Photoshopada"

A criadora de conteúdo Yasmim Fassbinder, percebeu que havia algo errado quando estava fazendo uma série de stories em que se maquiava. Ela terminou o visual e se achou linda no espelho. Mas, na hora de fazer a foto, achou que a pele, mesmo maquiada, não estava bonita o bastante e sentiu vontade de usar um filtro para disfarçar. 
“Foi quando me toquei que estava começando a me achar bonita apenas quando usava um filtro“, relembra ela. Dentro de casa e sem maquiagem a maior parte do tempo, muitas pessoas passaram a enxergar mais de perto suas pele naturais.  Situações como essas têm nos feito pesar a mão nos filtros do stories.

Diante da perspectiva de mostrar na internet um rosto que não é seu, algumas pessoas passaram a fazer o movimento contrário: o de abrir mão dele. Desde que teve a reflexão sobre se sentir bonita apenas na sua versão “photoshopada”, Yasmim seguiu o caminho de outras criadoras, como por exemplo, da Nina Secrets, que também decidiu fazer um “detox” dos filtros.

“Ainda temos a sensação de que não podemos aparecer sem maquiagem ou descabelada nos stories, principalmente quem leva o Instagram para o lado mais profissional ”, diz Yasmim.


 FAMOSAS BRASILEIRAS ESTÃO APOIANDO ESSE MOVIMENTO DE MOSTRAR O "NATURAL" :


Cleo Pires


No último final de semana, a atriz Cleo Pires movimentou as redes sociais, ao compartilhar com seus seguidores do Instagram uma imagem em que aparece sem retoques, de topless, exibindo as marcas de celulite. Nos comentários do post, fãs e artistas elogiaram a foto e muitos definiram o comportamento da artista como "necessário", a atriz fez questão de não esconder as marcas na pele. 

Mariana Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

A atriz Mariana Santos usou seu perfil do Instagram para compartilhar com os fãs uma foto em que aparece de biquíni. Na legenda, escreveu:
"Atriz desfila sua bunda no quintal e revela: amo cada marca do meu corpo. Atriz reflete: o sol ilumina os pensamentos e melhora a tristeza.", completou.

Gloria Maria 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                        Em junho de 2022, Glória aproveitou seu perfil do Instagram para compartilhar com os seguidores um clique em que aparece de biquíni. Na legenda, garantiu que a foto, tirada pela filha Maria, não teve retoques digitais.

"Hoje é dia de postar coisas antigas, mas meus últimos meses foram tão difíceis que tenho procurado viver o presente. Por isso, (escolhi) essa foto que minha filha Maria fez hoje, nesse lugar isolado! Maria me convenceu a postar. E pediu que eu falasse que é sem filtro! A fotógrafa é que é boa mesmo", brincou. Lembrando que Glória faleceu no dia 02 de fevereiro deste ano. Glória Maria apoiava esse movimento, uma grande mulher... vai deixar saudades!

Nathalia Dill

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao compartilhar um clique levando a filha, a pequena Eva, para conhecer a praia em julho, a atriz chamou a atenção dos seguidores por aparecer de biquíni sem se importar com as dobrinhas à mostra. Após a repercussão da imagem, a atriz falou sobre a pressão que mães sentem para voltar à forma física de antes da gravidez em entrevista ao jornal O Globo. Fui lembrando de amigas que falavam: Ai, ainda não dá para botar biquíni com a minha barriga.

Além de a pessoa estar privada de 300 mil coisas, ainda se priva do prazer por causa do desconforto social que isso vai gerar. É cruel!    A mulher já está vindo de um processo em que ela se doa tanto. A gente perde nosso corpo para gerar outro. Depois, na amamentação, o corpo também não é nosso. E ainda vamos nos privar por causa do aprisionamento social? Mas acho que as pessoas e até a imprensa já estão vendo de outra forma. As pessoas estão se conscientizando sobre o que é a gordofobia. Tanto que isso nem passou pela minha cabeça. E eu nem me sinto confortável de me colocar nessa bandeira. Eu acho que meu corpo não se transformou tanto. Ou será que já estou fora do padrão? E que padrão é esse? questionou ela.

Paolla Oliveira

"Estou sempre com um pé no padrão e outro fora dele, chega a ser engraçado. Gosto de me sentir bem e trabalho para isso, não tenho vergonha de dizer. E acho que estou lidando melhor com as expectativas dos outros em relação a mim, uma conquista importante. Eu me sinto mais bonita hoje do que quando tinha 20 e poucos anos."
 A beleza é um lugar de segurança. Já tive problemas com as minhas coxas. Inclusive, perdi trabalho por elas serem grossas.

Hoje entendo que tudo bem não me enquadrar em um biotipo específico explicou. Gosto de passar uma mensagem de autoconfiança para a mulherada. Isso tira a pressão do padrão. As fotos foram feitas em um dia bom, em que eu estava me sentindo bonita, nem pensei que tinha uma dobra aqui ou ali. É libertador poder ser eu mesma,  disse ela. 


Uma trend do TikTok incentiva os usuários a trocarem as fotos com o rosto modificado pelas naturais. Será que essa moda vai para frente?

Há alguns anos, fazer alterações no rosto levava, pelo menos, uma ida ao consultório dermatológico para realizar algum procedimento estético. Então, chega nas redes sociais, os filtros conhecidos como “embelezadores”, que alteram a face com o objetivo de deixá-la mais próxima possível ao padrão de beleza, nariz fino, lábios carnudos, bochechas marcadas e pele lisinha. Ainda que sejam apenas virtuais, o impacto dos filtros as redes sociais é muito alto. Pra você ter uma noção cirurgiões plásticos e dermatologistas relatam que seus pacientes passaram a levar suas fotos modificadas para o consultório querendo saber o que podiam fazer para ficar daquele jeito,  este fenômeno ficou conhecido como “Snapchat dysmorphia” (em tradução livre, “dismorfia do Snapchat”). 

Um estudo realizado pela Academia Americana de Cirurgiões Plásticos, em 2017, revelou que 55% dos pacientes que realizaram rinoplastias tinham como objetivo sair melhor em selfies. Outra pesquisa, também realizada nos Estados Unidos, divulgada pela Dove revelou ainda que 50% das meninas não se acham bonitas em fotos sem edição e 60% se incomodam com o fato de que suas versões reais não são iguais às digitais. 

Diante de tudo isso, fica muitas reflexões sobre esse assunto. É uma prática que atingiu muitas pessoas hoje, e infelizmente pode abalar o emocional de muitas mulheres, e com isso diminuir a auto-confiança e a capacidade de aceitação de quem realmente somos.

Então, eu deixo uma perguntar para você: Você se amou hoje?

Já se amou olhando para o espelho? Sem maquiagem e sem retoques? Espero que sim! Porque você é linda!

Você é a favor do DETOX dos "filtros" em redes sociais? Responda aqui nos comentários! ♥

Espero que tenha gostado do post de hoje! Nos siga em @vipfolheados para ficar por dentro de tudo!

Beijoss!!!