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O Tiktok é um aplicativo criado por uma empresa asiática ByteDance, seu maior público está localizado na China e na Índia. Apesar disso, com sua crescente popularidade, não foi difícil atingir usuários do mundo todo e despertar um grande interesse. Atualmente, o aplicativo conta com escritório em Xangai, na China e no Vale do Silício, Estados Unidos, atraindo funcionários até mesmo do Facebook. O tiktok é um aplicativo onde é possível criar vídeos curtos, com filtros, dublagens musicais e ajustes de velocidade, sendo considerado uma rede social. Isso porque na plataforma é possível reunir seguidores para criar esse compartilhamento, a proposta é unir as tendências, moda, divulgações de produtos, parcerias, e entretenimento ao público, é diversão garantida!!! Não foi a toa que tornou-se o segundo aplicativo mais instalado de 2019.
O mais importante frisar aqui é que não é necessário saber editar vídeos, antes de utilizar o aplicativo para obter reconhecimento e popularidade. Isso porque a proposta do TikTok é oferecer uma plataforma simples e prática, em que qualquer usuário consiga criar conteúdos de entretenimento. Para isso, o aplicativo disponibiliza de ferramentas de edição que qualquer pessoa pode utilizar e aproveitar diversos benefícios. Muitos famosos já adquiriram a conta no aplicativo, além de diversão, eles ganham engajamento com o público promovendo sua imagem. Uma das atrizes que faz sucesso no TIKTOK é a sereia das telinhas "Isis Valverde", a atriz arrasa nos vídeos de 60s, e vem conseguindo cada vez mais seguidores e likes em suas publicações na plataforma. Isis já reúne 6,5 milhões de seguidores e seus posts sempre passam de 500 mil curtidas.
A sensação da plataforma é a norte-americana Charli d"Amelio, de 16 anos. A influenciadora se tornou recentemente a personalidade com o maior número de fãs dentro da plataforma. Claro que além dela, muitos outros jovens tem milhões de seguidores.
Charli foi eleita como a pessoa com mais seguidores no Tiktok com (103,7 milhões).
Nem atores, como The Rock ou Will Smith, nem cantoras como Selena Gomez ou Ariana Grande, nem estrelas que ganharam espaço com as redes sociais conseguiram esse número de seguidores.
Sempre que surge uma rede social, as empresas pensam em maneiras de se inserir e interagir com o público. Foi assim com Twitter, Facebook Instagram e até Snapchat. O desafio agora é aprender como entrar no mundo do TikTok. As marcas mais bem-sucedidas são aquelas que abraçam a criatividade e a autenticidade da comunidade. O conteúdo no TikTok é único. O que mais repercute são os momentos da vida real, então a prática que recomendo para as marcas é que permaneçam fiéis à sua essência, garantindo que o conteúdo seja autêntico.
O próprio TikTok está animado com a adesão brasileira à ferramenta. Eles não divulgam números, mas instalaram um dos 12 escritórios globais da empresa em São Paulo. "Podemos dizer que estamos muito entusiasmados com a resposta esmagadora de nossos usuários brasileiros e com nossa tendência contínua de crescimento no país", diz o community manager do TikTok no Brasil, Rodrigo Barbosa, em comunidado enviado a PEGN.
A fabricante de alimentos Nestlé, anunciou que contratará um novo funcionário usando em uma das fases do processo seletivo, a plataforma"TIKTOK". Na prática, o candidato precisa fazer um vídeo de 60 segundos contendo uma música que o representa, uma breve descrição pessoal e profissional, por que quer concorrer à vaga e o que pode agregar à jornada de fortalecimento da marca e crescimento do negócio.
Outra empresa que adotou o mesmo processo foi a Natura, uma das maiores empresas de beleza do mundo, também usa as redes sociais para fazer os processos seletivos. O que quero dizer com isso é que hoje em dia o mundo avançou muito para o lado virtual, muitas pessoas e empresas se conectam em plataformas digitais e o mercado de trabalho já está cobrando isso nos processos seletivos. Então amigo(a), se você está prestes a participar de alguma entrevista de emprego, não fique de fora desse novo mundo virtual pois ele tem muito a te oferecer! A modernidade está aí e se chama: WHATSAPP, FACEBOOK INSTAGRAM E CLARO TIKTOK! #ficadica.
Como as empresas estão usando o TikTok para se relacionar
Mas podemos usar TikTok para empresas pagando?
Como em todas as redes sociais, o TikTok possui uma plataforma de contratação de publicidade, pois além do trabalho orgânico que é mais efetivo nessa rede, você também deve buscar aumentar o alcance com outros produtos e estratégias.
O TikTok possui uma plataforma muito completa para explorar o marketing chamada TikTok for Business, na qual você pode construir anúncios com a estética particular da rede. Por exemplo, como campanhas baseadas em tendências (hashtags-challenges). Esta última opção é a que hoje tem a melhor recompensa da comunidade. Para criar publicidade, você não precisa ter um perfil ativo na rede social. No entanto, é aconselhável fazer um esforço para construir uma imagem e identidade neste ambiente digital particular.
- Primeiro passo: veja o que os usuários fazem, como eles constroem seu conteúdo, quanto tempo eles são reproduzidos em média, quais hashtags usam com mais frequência, e quais são as tendências...
- É importante a idéia da comunidade participar dos desafios e tendências, mas sempre sendo autêntico, nunca perca a essência.
Você tem que perder o medo da câmera! Isso mesmo. Você nem sempre precisa estar em primeiro plano, mas a comunidade ‘tiktoker‘ gosta de ver outros usuários,e se identificar com eles.
- Uma tendência legal é colocar as marcas de "biografias" criativas e cômicas.
- É importante tentar gravar verticalmente, ter uma boa iluminação do ambiente e não chegar a 60 segundos de gravação, 15 segundos é suficiente. Não queremos que os seguidores cansem do vídeo né amores?
- Abuse dos filtros! Todas as possibilidades de edição que a plataforma oferece devem ser bem exploradas: muitos efeitos, filtros, transições, stickers, GIFs e textos. Existem muitos recursos de pós-produção. Lembre se para usar o TikTok você deve tentar construir um conteúdo original com propostas predefinidas.
- É importante participar dos desafios e tendências, mas também propor os seus, convidando os usuários a interagir. Duetos ou ‘stitchs‘ é uma boa opção. É necessário contar, com usuários com maior nível de engajamento (microinfluenciadores). Assim é possível construir um perfil com conteúdo orgânico e possíveis colaborações. Você deve lembrar que seu segmento de público pode não estar no TikTok hoje, mas é possível construir uma imagem inovadora, e investir nos clientes do futuro.
No mundo das semijoias muitas lojas e plataformas virtuais estão optando por divulgações de suas marcas e produtos pelo aplicativo.
Estamos em um período bastante desafiador, espero que essas dicas de moda TikTok sejam verdadeiras inspirações para o seu dia a dia, e façam com que você obtenha resultados positivos na área de comunicação e divulgação de seu perfil pessoal e empresarial.
"As marcas mais bem-sucedidas são aquelas que abraçam a criatividade e a autenticidade da comunidade criando muito engajamento."
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