As jóias indianas são predominantemente voltadas ao uso religioso ou ritualístico. Peças de profunda beleza  e criatividade, além de altíssima qualidade e preço podem ser ofertadas e usadas como simples expressão das crenças religiosas locais.

 As jóias religiosas indianas são importantes elementos da cultura hindu a mais de cinco mil anos. Estando profundamente enraizadas em seu sistema social e religioso. Sejam desenhos, animais ou materiais nobres, as jóias religiosas indianas exprimem através de sua complexidade de elementos, a simbologia e os significados herméticos de sua religião. Tendo sempre uma disputada clientela em grandes centros como Nova York e Paris.

 Os joalheiros indianos passam suas técnicas de pai para filho, através das gerações incontáveis. As jóias religiosas indianas são ligadas com grande força aos rituais do matrimônio. A influência é sentida até na própria cerimônia. Pois ao final, o pai da noiva dirige-se ao noivo dizendo: “Entrego minha filha enfeitada de ouro a você”. E mesmo o dote sendo proibido por força de lei, ele ainda continua existindo na prática. E pela lei religiosas hindu, os únicos bens de posse das mulheres são suas jóias. Se ela se separar, apenas poderá levar esses pertences. E se se tornar viúva, fica proibida de usá-las, podendo apenas dá-las as suas filhas.

 As jóias religiosas indianas são sempre jóias de ouro. Representante da Deusa Lakshmi, o ouro é considerado como símbolo do que é puro e da fartura. E não pode ser usado em nada que toque os pés.

 A habilidade de seus ourives e joalheiros na confecção e no design das jóias religiosas indianas, muitas vezes contrasta com a extrema pobreza e as condições de vida degradantes em que eles vivem. Pois muitos; são membros de castas consideradas inferiores na Índia; e lhes é vedada à ascensão social.

 Jóias religiosas indianas são a fonte de beleza e fruto do trabalho minucioso e magnífico das mãos do homem; em sua constante busca de agradar os deuses e elevar seus pensamentos de forma que se sintonizem com o divino.