Na hora de comprar acessórios, muita gente fica na dúvida: afinal, o que é semijoia? E qual a diferença delas com bijuterias e joias? 

Bom, realmente há muito o que esclarecer sobre o assunto. Para te ajudar nessa tarefa, vamos falar sobre as características e particularidades de cada tipo de acessório. 

Assim, fica muito mais fácil escolher quais são os melhores, seja para revenda ou uso próprio. 

Confira! 

O que é semijoia?

A semijoia é uma peça feita com metal não nobre, mas que, durante o seu processo de acabamento, recebe um banho de compostos nobres. 

Daqui a pouco, veremos mais características e, então, você vai entender tudo sobre semijoias. 

Conheça peças lindas, resistentes e versáteis na Vip Folheados! 

Quais são os tipos de semijoias

Em questão de modo de fabricação, todas as semijoias são iguais. O que pode diferenciar é a quantidade de milésimos de ouro no banho. 

Outro ponto muito bacana é que dá para encontrar todos os modelos de semijoias: brincos, anéis, pulseiras, berloques, colares, escapulários, pingentes e mais. 

Assim, fica fácil ter sempre uma peça para dar o toque final no look, não é mesmo?

Qual a diferenças de semijoias, joias, folheados e bijuterias

o que e semijoias aneis em amostra

Agora que já introduzimos o assunto “o que é semijoia”, podemos ir um pouco mais além e mostrar outras variedades para você. 

Confira: 

Semijoias

A base da semijoia é o latão, um dos mais comuns materiais não nobres a serem usados para esse fim. 

Mesmo sendo muito parecidas com as joias, o processo de fabricação é diferente. 

Como dissemos, as semijoias são produzidas e, em seguida, passam por um processo de cobertura do metal não nobre com o metal nobre. 

Aliás, popularmente, esse passo é chamado de “banho de ouro”. É isso que faz com que o acessório seja denominado “banhado/folheado a ouro”. 

Já vale adiantar, também, que não existem diferenças entre banho ou folheado, na qualidade, somente no processo.

A espessura do banho depende de cada fabricante e é um indicativo de qualidade. Quanto mais milésimos de ouro tiver, maior a durabilidade da peça. 

Uma semijoia de 5 a 10 milésimos de ouro é considerada de excelente qualidade. 

Então, você imaginava que a resposta para “o que é semijoia” fosse tudo isso? As peças são realmente surpreendentes! 

Observação: todos os produtos da Vip Folheados têm garantia de um ano e passam por um grande processo de verificação de qualidade.

Joias

As joias vêm do puro metal nobre, sendo ele ouro ou prata, e em alguns casos, também há as pedras preciosas verdadeiras (rubis, safiras, diamantes). 

Mas, afinal, por que essas peças são tão caras? 

Não é somente o material nobre que explica o preço elevado das joias. O processo de criação de uma peça requer profissionais com grande experiência e ferramentas caras.

Mais um detalhe importante é que as joias preciosas, mesmo que apresentem algum defeitinho, por serem feitas de ouro ou prata maciços, basta polir para que as imperfeições desapareçam.

Não precisa dizer que o valor delas nem se compara ao das semijoias, ou seja, é muito mais alto.

Se esses tipos de peças são as suas favoritas, saiba que a Vip tem uma linha de prata 990, que é a prata mais pura do mercado.

Folheados

Os folheados são acessórios feitos de metal, assim como as semijoias. Na finalização, eles recebem uma camada de metais nobres, por isso o termo “folheado”. 

A qualidade e a resistência são altíssimas, além da aparência que também se assemelha bastante às joias preciosas. 

Sendo assim, é uma ótima aposta para quem procura o melhor custo-benefício. 

Bijuterias

Elas geralmente são constituídas apenas de material menos nobre. Algumas, de melhor qualidade, recebem uma pequena camada de ouro — o que é chamado de “banho flash”, somente para dar cor ou brilho às peças.

Entretanto, o mais comum é a bijuteria ganhar um verniz de tinta dourada, o que imita o ouro. 

Em razão disso, bijus oxidam facilmente, uma vez que o material com que são feitas não é dos mais resistentes.

o que e semijoia infografico

Como identificar uma semijoia

o que e semijoia mulher segurando joias

Será que você saberia fazer esse reconhecimento agora? Para isso, claro, precisamos reparar bem nas semijoias e suas características. 

Confira principalmente os seguintes pontos: 

  • peso: as semijoias pesam um pouco a mais do que as bijuterias, por exemplo;
  • reação alérgica: se possível, experimente e fique com os acessórios durante alguns minutos. Isso porque as semijoias não causam alergias.

Fora isso, também é importante dizer que, tomando os cuidados com limpeza e conservação, essas variações de peças não escurecem. 

Quanto tempo dura uma semijoia?

O tempo médio de duração de uma semijoia é de dois anos. Mas, atenção: esse período pode ser muito mais longo ou curto. Tudo vai depender dos seus cuidados diários. 

Como comprar semijoia de qualidade?

Depois de saber o que é semijoia, você quer comprar algumas, mas não sabe por onde começar? 

O primeiro passo é conferir todas as características que mostramos no tópico “como identificar uma semijoia”. 

Também é válido buscar referências de marcas sérias e de qualidade no mercado. Quanto a isso, você pode contar com a Vip Folheados tranquilamente!

Como cuidar da sua semijoia ou joia VIP?

o que e semijoias aneis com pedras

No caso da joia em Prata da VIP — por ser um metal precioso — ela tem garantia eterna e pode ser recuperada, limpada, soldada ou, até mesmo, derretida e transformada em outra peça.

Para as semijoias temos, também, a garantia de um ano contra qualquer defeito de fábrica ou folheação, e recomendamos os seguintes cuidados com os acessórios...

Guarde suas peças em embalagens macias e de forma que fiquem bem fechadas como saquinhos de veludo, caixinhas ou sacos plásticos.

Desta forma, os acessórios estarão protegidos contra umidade e exposição direta de luz, dois fatores que aceleram a oxidação.

Além disso, evite guardá-las juntas na mesma caixinha, pois há o risco de uma riscar a outra. 

Evite passar cremes, tinturas, desodorantes, protetor solar e, principalmente, perfumes quando estiver usando suas peças, para evitar possíveis reações químicas. 

Evite, também, shampoo ou sabonete, sobretudo, nas peças de pedra, pois podem ficar opacas

Ao lavar roupas, louças ou ter qualquer contato com produtos químicos, retire todas as peças e só as coloque novamente depois de lavar as mãos com sabão neutro.

Para a limpeza das peças, use apenas uma escova macia tipo dental e sabão neutro. Enxágue com água corrente e seque com uma flanela apropriada. 

Por fim, não use acetona, pasta de dente, cremes ou álcool para limpar suas peças, esses produtos danificam as pedras e metais.

Perguntas frequentes sobre o que é semijoia

Prata é joia ou semijoia?

A prata é uma joia, uma vez que se trata de um material nobre. 

Semijoia causa alergia?

Não. Você pode ficar tranquilo, porque um dos grandes benefícios das semijoias é que elas não causam alergia. Lembrando que também não ficam escurecidas. 

Desse modo, são excelentes investimentos, seja para mulheres ou homens! 

Zircônias são semijoias?

Não. As zircônias, na verdade, são pedras preciosas que costumam compor joias. 

Confira as melhores pratas e semijoias na Vip Folheados! 

Conclusão

Gostou de saber o que é semijoia e outros tipos de acessórios? 

Agora você já tem todo o conhecimento para escolher peças lindas e de grande qualidade. Aproveite para renovar o seu estoque de vendas ou, mesmo, para usar novos modelos. 

Na Vip Folheados, é possível encontrar todos os tipos de prata e semijoias.

Não perca, entre em contato com a gente!