Você já parou para pensar quantas joias incríveis com pedras existem? Esses tipos de acessórios estão sempre disponíveis para você usar e, assim, completar o seu look,  não importa o estilo e a ocasião. Pois bem! Para aumentar o seu conhecimento, vamos falar sobre o que é zircônia. 

Certamente, esse termo já chegou aos seus ouvidos diversas vezes, mas você sabe de onde a zircônia vem? E qual a sua durabilidade? Esses e outros temas você encontra por aqui. 

Também vamos mostrar alguns tipos de acessórios lindos com a pedra em questão. 

Então, fique por aqui e aproveite todas as superdicas! 

O que é zircônia?

Zircônia é o nome de um tipo de metal raro e cristalizado, que podemos encontrar na natureza. Aliás, também é possível chamar essa pedra de dióxido de zircônio. 

A beleza e, principalmente, a semelhança com o diamante sempre chamou a atenção de joalheiros, que passaram a pegar zircônia, tratá-la e então desenvolver joias com essa pedra. 

Outro ponto bem importante: a zircônia é uma matéria-prima muito mais em conta do que o diamante, ou seja, dá para ter joias belíssimas, mas com custo bem menor. 

Muito bom, não é mesmo?

Quais os tipos de zircônia?

Agora que já explicamos o que é zircônia, podemos ir mais a fundo e explicar quais são os tipos de zircônias. 

Sim, existem duas variações. A primeira é a natural, ou seja, encontrada pura na natureza. Já a segunda é conhecida como zircônia cúbica, que é a variação produzida (tratada) em laboratório.  

Diferença entre zircônia e diamante

Bom, a primeira diferença você já sabe, pois falamos há pouco. O fato é que o diamante é muito mais caro do que a zircônia. 

Sabe por quê? 

É que o diamante é um tipo de mineral natural, algo mais raro. No caso da zircônia, estamos falando de um mineral sintético e, assim, mais fácil e barato de se conseguir.  

Zircônia escurece?

A zircônia tende a escurecer um pouco, caso você não tome os devidos cuidados com as  suas joias. 

Nesse caso, fica a dica para sempre limpar os acessórios, após o uso. Você pode lavar as joias com água fria e sabão. 

Já as semijoias devem ser limpas apenas com flanela mágica ou mesmo com uma flanela comum limpa e seca.

Fora isso, evite o contato direto dos acessórios com cosméticos (por exemplo: cremes de corpo, de mão e de rosto, filtro solar e perfumes). 

E quando for nadar na piscina ou no mar, também sugerimos que você retire as joias e semijoias. Isso porque o cloro e o sal marinho podem prejudicar as peças com pedras de zircônia. 

Outro ponto importante é sempre guardar as suas joias e semijoias separadamente e em pequenas caixinhas.  

Como saber se a zircônia é verdadeira?

Nós também separamos algumas dicas para, caso seja necessário, você consiga verificar se a zircônia é verdadeira ou não. 

Veja alguns aspectos para analisar sobre: 

  • peso — as zircônias são pedras mais pesadas, por isso, se você estiver diante de uma pedra muito leve, desconfie;
  • cor — outra características marcante é que, quando há luz direta sobre a zircônia, ela reflete as cores do arco-íris de uma só vez;
  • formato — como a zircônia cúbica é tratada em laboratório, ela acaba tendo um formato bem certinho. Então, quando estiver com esse tipo de pedra, veja se ela tem a forma perfeita. 

5 joias em zircônia para arrasar em seus looks!

Viu só como a zircônia é realmente uma pedra incrível? Para não restar dúvidas mesmo, selecionamos cinco modelos de semijoias com zircônias. 

Aproveite as nossas indicações, uma é mais linda que a outra! 

1. Brinco de Argolinha com Zircônias

o que é zirconia brinco

O primeiro acessório é esse brinco de argolinha com zircônia, um modelo bem clássico. 

Pequeno e na cor dourada, ele combina com os mais diversos looks. Aproveite para usá-lo no trabalho, na faculdade e em momentos casuais. 

Outra dica é apostar nesse tipo de acessório para dar de presente. Como ele é clássico, fica fácil agradar vários gostos e estilos de amigas e familiares. Aproveite!

2. Chocker Zircônias

o que é zirconia choker

Há sempre espaço para falarmos sobre chocker, um tipo de acessório lindo, moderno e que também fica ótimo em vários momentos. 

E se a chocker tiver zircônia, então, melhor ainda. Que tal esse modelo com pedrinhas coloridas

As cores dão um tom mais alegre para o seu visual. Vale demais apostar nessa semijoia incrível! 

3. Pulseira de Prata com Ponto de Zircônia

o que é zirconia pulseira prata

E por não ter uma pulseira prata com zircônia? Essa é a nossa terceira sugestão. O modelo tem apenas uma pedrinha, o que dá um tom minimalista e, ao mesmo tempo, muito charmoso. 

Sem contar que a cor prata combina com absolutamente tudo. Impossível resistir, não é mesmo?

4. Pingente Mandala de Coração e Zircônias

o que é zirconia pingente

Um acessório criativo e absolutamente lindo, assim podemos definir esse pingente de mandala e zircônias.

Na parte central, há o desenho de dois menininhos, o que faz com que essa semijoia seja perfeita para quem tem dois filhos ou, ainda, dois netinhos. Muito fofa, não é verdade?

5. Brinco de Prata Solitário

o que é zirconia brinco de prata

Para fechar a nossa lista com chave de ouro, temos esse brinco de prata solitário. É mais um acessório com o estilo básico, que vai bem com tudo. 

A zircônia dá o brilho e, assim, o toque final para essa semijoia. Não deixe de aproveitar!

Conclusão: o que é zircônia?

Por aqui, falamos sobre o que é zircônia. Como você viu, o termo está ligado a um tipo de metal raro, que é tratado e transformado na chamada zircônia cúbica. 

O resultado fica excelente e garante o detalhe a brincos, pulseiras de prata, correntes, pingentes, anéis de prata e muito mais. 

Lembrando que a zircônia também é uma pedrinha que dura anos, desde que você tenha os devidos cuidados com ela. 

Agora que já sabe tudo sobre o assunto, aproveite as semijoias da Vip Folheados!